Entre retalhos e bobinas, num ateliê na Vila dos Pescadores (Cubatão), dezenas de mãos reaproveitam toda semana materiais têxteis para confeccionarem de jaquetas jeans a saias estampadas. Envolta de bolsas, necessaires e demais acessórios, Maria Rosemeire Evangelista dos Santos se felicita: “o projeto Pescadores de Histórias é uma benção, porque já estou colocando as aulas em prática. Já me traz uma fonte de renda, apertando calças, fazendo bainhas, logo terei meu próprio negócio”.
Desempregada durante a pandemia, Maria Rosemeire se reinventou como uma das alunas da iniciativa gerida pelo Instituto Sócio Ambiental Cultural da Vila dos Pescadores, o ISAC, e suas peças se juntarão com outros artigos customizados de vestuário na mostra ‘Pescadores de Histórias’, no próximo dia 7 (sábado), a partir das 13 horas, no Portinho da Vila dos Pescadores (Rua Beira Mar, 221, Cubatão).
Fruto do trabalho desenvolvido nos últimos quatro meses por alunos do Isac em parceria com a Petrobras, a mostra aberta à toda a comunidade, contará com diversas atrações gratuitas voltadas à economia criativa e à sustentabilidade ambiental, como o curta-metragem ‘Alice na Vila Encantada’, feito por crianças e jovens, em que transpõe os célebres personagens do país das maravilhas para a contemporânea Cubatão.
A programação se inicia com uma exposição de meio ambiente (13h), e segue com abertura oficial (13h30), peças teatrais (14h), sessões de cinema (15h) e música (16h), formatura dos alunos do projeto (16h30), desfile de moda ‘Costura criativa e Empreendedorismo’ (17h30), e demais apresentações artístico-culturais até o encerramento previsto para às 20 horas.