O boletim informativo do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta prevê mar agitado e elevação do nível do mar e coloca Santos em estado de alerta. De acordo com o boletim, na madrugada desta quinta-feira (28) os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas de 4,2m de altura e o nível do mar em 1,7m na Baía de Santos e 2,1m no interior do estuário.
Segundo os modelos numéricos, a previsão se mantém até sexta-feira (29) com ondas que podem chegar aos 3 metros de altura e o nível do mar pode ultrapassar os 1,8m. O pico desses fenômenos está previsto para a tarde da sexta, por volta das 14h.
Por essas razões, Santos amanheceu em estado de Alerta e deve permanecer em estado de Atenção até o fim do dia.
Se as previsões se confirmarem, podem ocorrer alagamentos e impactos em estruturas urbanas costeiras devido a intensidade e direção preferencial das ondas e à altura da maré.
Boletim emitido às 9h de quinta-feira (28/09/2023), com base no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.