A campanha para descarte lixo hospitalar tem como ideia é conscientizar a população a descartar o lixo hospitalar da maneira mais adequada.
Agora, medicamentos vencidos ou não utilizados poderão ser depositados em urnas específicas em qualquer farmácia privada de Santos. Já as farmácias das policlínicas receberão os medicamentos vencidos ou não utilizados e também materiais perfurocortantes, como agulhas e seringas.
Vale ressaltar que agulhas e seringas devem ser devidamente embaladas em garrafas plásticas fechadas ou caixas de papelão tampadas antes de serem encaminhadas às policlínicas, já que podem machucar quem manuseá-las. “Este tipo de resíduo é infectante e é imprescindível que o seu descarte seja em local seguro e com condições de receber esse resíduo. Por isso, as policlínicas são os únicos pontos de coleta deste tipo de material na Cidade”, garante o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.
Segundo Libório, a iniciativa visa trazer mais clareza aos munícipes, já que muita gente desconhece o perigo que é descartar medicamentos vencidos ou materiais perfurocortantes no lixo comum.
“Por falta de conhecimento, muitas pessoas jogam medicamentos vencidos ou o que sobra de algum tratamento no lixo comum. Esse material vai para o Aterro Sanitário, o que traz risco não só à saúde da população, mas também ao meio ambiente, contaminando o lençol freático e podendo chegar a mares, rios, oceanos”, ressalta.
A campanha para descarte lixo hospitalar conta com diversos postos de coleta que funcionam de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 16h.
Você pode conferir clicando aqui.