O fim de semana prolongado pelo feriado da Independência deve atrair até 369 mil turistas a Santos. Esta é a previsão da Prefeitura, com base nas projeções de veículos que deverão descer a serra a partir desta quarta-feira (6) à noite.
A Ecovias, concessionária do sistema Anchieta Imigrantes, projeta que entre 265 mil e 410 mil veículos terão como destino o litoral paulista. Baseada nestes números, a Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), calcula que Santos receba entre 238.500 e 369 mil pessoas.
Em pesquisa com 12 hotéis (universo de 1,5 mil apartamentos), a Sepesq apurou que a rede deve registrar um pico de ocupação de 73,51% entre sexta (8) e sábado (9). A média de todo o feriado deve girar em torno dos 49%.
Com previsão de temperaturas até 30°C, e sobretudo sem chuva na sexta-feira, conforme o Climatempo, um passeio pela orla é uma ótima pedida.
Às 14h está marcada a parada naval na baía de Santos, promovida pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, com embarcações da Marinha do Brasil e convidados.
Serão três navios e cinco embarcações, sendo dois navios de guerra, um aviso de patrulha e duas embarcações de casco rígido da Marinha, além de uma embarcação do Grupamento de Bombeiros Marítimos, uma embarcação da Polícia Militar e uma da Guarda Portuária. O desfile deve durar uma hora e meia e o melhor ponto de observação será no Deck do Pescador e Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia.
Não muito longe dali fica o Aquário (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº – Ponta da Praia), que funcionará durante todo o feriado das 9h às 19h. Com 78 anos completados no último mês de julho, é o mais antigo do Brasil e ocupa uma área de 3.000m², sendo 2.214m² abertos aos visitantes.
No local, estão abrigados cerca de mil animais de 120 espécies. São 32 tanques de água doce ou salgada (num total de 1,3 milhão de litros) que buscam imitar o habitat natural de seus moradores. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Menores de oito anos e maiores de 65 anos não pagam. Professores e estudantes têm desconto de 50% no valor do ingresso, porém precisam apresentar documento. Crianças com idade entre 8 e 12 anos também pagam meia.
Também situado na Nova Ponta da Praia, o Mercado de Peixes é uma ótima ideia de passeio e de compras. Até o dia 15 de setembro, inclusive, o Brasil vive a 20ª Semana do Pescado, evento criado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para incentivar o consumo de pescados e apoiar o setor pesqueiro.
Localizado na Avenida Mário Covas Júnior, 3.050 e aberto de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15h, o Mercado de Peixes ocupa modernas e bem equipadas instalações, num imóvel de 2 mil m² totalmente climatizado.
Em seus 20 boxes é possível adquirir camarões, lagosta, siri, bacalhau, polvo, ostras, vieira, vôngole, peixes das mais variadas espécies e grande variedade de frutos do mar. Tudo fresco e com ótimos preços.
Para completar, há um ‘açougue-restaurante de rua do mar’ no mezanino, o Paru, com pratos criados por Dario Costa, vencedor em 2020 do reality show Mestre do Sabor, da TV Globo.