Teatro

Teatro Cego chega a alunos de Cubatão

02/06/2023
Divulgação

Alunos da rede pública de Cubatão vão assistir, pela primeira vez, uma produção do Teatro Cego, entre os dias 5 e 7 de junho. As sessões do espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes” ocorrem na Estação das Artes, às 10h e 15h30.

A peça acontece completamente no escuro e a plateia é distribuída em cadeiras que intercalam cenários e objetos de cena. O Teatro Cego proporciona uma experiência única ao público, num exercício de empatia, convidando-o a abdicar da visão e a compreender a trama por outros sentidos, aromas, música e sensações táteis.

Nesta montagem, com direção de Paulo Palado, cinco jovens dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática de um pequeno time local (em cada cidade será nomeado o time para qual ela torce). O texto é de Sara Bentes, e o elenco é composto por Luma Sanches, Ghell Silva e Paulo Palado.

“O projeto Clarear Pra a Juventude é muito mais do que simplesmente uma temporada de um espetáculo teatral. O objetivo do projeto é criar um verdadeiro ciclo social e cultural, organizando debates com o intuito de discutir com o público presente nas apresentações teatrais, soluções para questões como acessibilidade e inclusão social”, destaca o diretor da peça.

No local das apresentações, os jovens serão recepcionados por monitores e, após cada uma das apresentações, também na completa escuridão, poderão assistir a uma palestra, seguida de uma roda de conversa.

Durante o bate papo, o público, privado da visão, será convidado a discutir com os artistas e produtores do Teatro Cego questões como a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, acessibilidade em locais públicos para cegos, deficientes auditivos e cadeirantes, políticas públicas voltadas ao bem-estar de pessoas com deficiência.

“O propósito é fazer com que surjam, através desses debates, novas ideias e possibilidades que possam vir a ser colocadas em prática, com o intuito de criar novas expectativas e possibilidades às pessoas com deficiências”, destaca Paulo.

Ao final da peça, cada aluno receberá um gibi em quadrinhos com temas explanados no espetáculo. Os professores também receberão uma cartilha que abrange a questão da acessibilidade e inclusão social a portadores de deficiência, para posterior discussão em sala de aula, enriquecendo ainda mais o tema proposto.

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