Se você é um amante de café, já deve saber que existe um dia dedicado a essa bebida tão apreciada em todo o mundo. O Dia Internacional do Café é comemorado 1º de outubro e tem como objetivo celebrar e reconhecer a importância do grão na economia global. Confira a história, benefícios, tipos de grãos, diferenças e as curiosidades sobre o café:
Qual a origem do café?
A origem do café é incerta, mas acredita-se que a planta seja originária da Etiópia, na região de Kaffa. Segundo a lenda, um pastor Etíope notou que suas cabras ficavam mais animadas após comer as frutas do cafeeiro e, por curiosidade, ele também experimentou os frutos e ouviu que eles tinham um efeito estimulante.
A partir daí, a cultura do café se seguiu para outras partes da África e para a Arábia, onde começou a ser cultivada em grande escala. Foi na Arábia que o café começou a ser torrado e moído para a preparação da bebida que usamos hoje.
No século XVII, o café começou a ser apresentado na Europa. A bebida logo se tornou popular e, posteriormente, seguiu pelo mundo.
Hoje, o café é cultivado em mais de 50 países, com destaque para o Brasil, Vietnã, Colômbia e Indonésia, que são os maiores produtores mundiais.
O café é bom para a saúde?
Além de ser delicioso, o café também traz vários benefícios para a saúde, quando consumido com moderação. Ele pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson. Melhora a função cognitiva e a memória de curto prazo; aumenta a queima de gordura e ajudar na perda de peso. Além disso, o café contém antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos celulares e reduzir o risco de câncer.
Quais são os diferentes tipos de grãos de café?
O café Arábica é considerado de alta qualidade e é cultivado em altitudes mais elevadas. Ele é valorizado por seu sabor suave e aromático, com notas de açúcar e frutas. Geralmente é mais caro do que o café Robusta. Contém menos cafeína do que o Robusta.
Já o café Robusta é cultivado em altitudes mais baixas e é mais resistente a doenças e pragas. Ele tem um sabor mais forte e amargo, com notas terrosas e de nozes. O café Robusta tem mais cafeína do que o Arábica e é frequentemente usado em blends de café.
Existem outras variedades de café, como o café Liberica e o café Excelsa, mas essas são menos comuns e representam uma pequena recompensa da produção mundial de café.
Qual é a diferença entre café e café espresso?
A diferença entre o café coado e o café expresso está na forma como são preparados. O café coado é feito adicionando água quente ao pó de café moído. Sempre é preparado usando um filtro de papel. Preparado dessa maneira ele tem uma consistência mais leve e uma concentração menor de cafeína.
Por outro lado, o café espresso é feito usando uma máquina específica que força a água quente sob alta pressão através do pó de café moído fino. Esse processo de preparação resulta em uma bebida mais concentrada, com uma camada de creme no topo.
Como preparar um café perfeito
Preparar um café perfeito pode parecer uma tarefa simples, mas requer alguns cuidados e atenção aos detalhes. Confira algumas dicas:
Use café fresco e de boa qualidade: A qualidade do café é fundamental para um café saboroso. Escolha grãos frescos e de boa qualidade, de preferência moídos na hora.
Utilize uma proporção correta de café e água: A proporção ideal é de 1 colher de sopa de café para cada 180 ml de água.
Água na temperatura correta: A água deve estar quente, mas não fervendo. A temperatura ideal é entre 90°C e 96°C.
Preparo adequado: Utilize um método de preparo que adequado ao seu gosto. Algumas opções são: cafeteira italiana, coador de papel, prensa francesa, entre outros.
Armazenamento correto: Armazene o café em um local fresco e seco, longe da luz e do calor.
Não reutilizar o café: Evite reutilizar o café, pois ele perde sabor e aroma.
Curiosidades sobre o café
- O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água
- A palavra “café” vem do árabe “qahwa”, que significa “estimulante”
- É cultivado em mais de 60 países ao redor do mundo
- Um dos produtos mais negociados no mundo, superando até mesmo o petróleo
- O dia 14 de abril foi escolhido como o Dia Mundial do Café por ser a data de fundação da Associação Internacional de Café, em 1963, em Londres