A cidade de São Vicente oferece atendimento veterinário gratuito, por meio da ação “Veterinário nos bairros”. A iniciativa, da Secretaria de Bem-estar Animal, tem início nesta quinta-feira (13), na Vila Margarida.
Para o atendimento, é necessário que o tutor do pet apresente RG, comprovante de residência e comprovante de vacinação, caso tenha. Além disso, os cachorros de grande porte ou agressivos devem utilizar focinheira.
No entanto, a ação não oferece castração, vacinação ou exames. O veterinário que integra a equipe de São Vicente dará somente atendimento clínico de rotina gratuito. O endereço é Avenida Alcides de Carvalho, s/nº, próximo à Paróquia Bom Jesus dos Navegantes.
Check-up é umportante
Assim como os humanos, os pets, incluindo os que já estão chegando na velhice, precisam passar por check-up anualmente. A consulta de rotina não só previne doenças, como também viabiliza diagnósticos precoces.
O check-up anual é importante porque algumas doenças, como cistite, alergias, otites e até problemas cardiovasculares e periodontais, não são identificadas pelos tutores. Somente como avaliação do médico veterinário é que serão tratadas corretamente.
“Doenças renais, cardíacas, sanguíneas, ortopédicas e respiratórias são apenas alguns dos problemas de saúde que um “pet check-up” pode diagnosticar. O procedimento também é capaz de detectar alergias, doenças periodontais, endócrinas, como diabetes, e disfunções no sistema imunológico”, afirma a veterinária Valéria Pires Corrêa, da Petz.
LEIA TAMBÉM
Cão da Guarda Municipal de São Vicente se aposenta com 8 anos