Santos

Aulas gratuitas de tai chi chuan em Santos

25/04/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos abre nesta sexta-feira (28) vagas para oficinas gratuitas de tai chi chuan. As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Associação Pai Lin de Artes Taoístas de Equilíbrio e Saúde (Aplates).

As novas turmas, que serão comandas pelos professores e instrutores da Aplates, sob supervisão do mestre Augusto Leitão, realizarão as atividades na sede da associação (Rua Pedro Américo 135, Campo Grande), às segundas e quintas-feiras (18h30), quartas-feiras (10h), sábado (10h30), e na Praia do Gonzaga, às sextas-feiras (7h30).

Os interessados em praticar tai chi chuan devem ter mais de 18 anos, e terão que fazer a inscrição até o dia 5 de maio pelo Whatsapp (13) 99163-1127, enviando nome completo, número do RG, idade, ocupação e local de escolha para as aulas.

A confirmação da inscrição é dada após o comparecimento na primeira aula na Aplates, junto com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será enviado ao Fundo de Solidariedade de Santos (FSS).

Projeto
A atividade integra o Projeto Vida em Equilíbrio que promove diversas ações para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e corporal do homem.

De acordo com o mestre Augusto, as oficinas envolvem não apenas o tai chi chuan, mas também meditação e o Qi Gong, que são técnicas chinesas milenares no cuidado da saúde integral do homem.

“Estas técnicas se fundamentam nos princípios da filosofia taoista de equilíbrio e nos conceitos de saúde da medicina tradicional chinesa. São exercícios e treinamentos que proporcionam bem estar físico, mental, emocional, sem movimentos de impacto e acelerados. A prática leva a soltar e alinhar o corpo, acalmando mente e espírito e ajudando a diminuir a ansiedade e o estresse”, explicou.

Outras turmas

A Aplates também realiza as oficinas do Projeto Vida em Equilíbrio no Orquidário, às terças e quintas (turmas fechadas), na Concha Acústica Vicente de Carvalho – Canal 3 (turma fechada), às quartas-feiras, e na Lagoa da Saudade, às segundas-feiras, às 8h (ainda há vagas).