Santos

Confirmada nova edição da Taça das Favelas em Santos

20/02/2023
Divulgação/PMS

Foi dado o pontapé inicial para a realização da Taça das Favelas 2023 em Santos. A abertura oficial da competição será no dia 19 de março no recém-reformado campo do Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), no bairro do Bom Retiro (Zona Noroeste).

O torneio é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa) Baixada Santista em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Os três congressos técnicos preparatórios estão agendados para os dias 24 de fevereiro, 7 e 15 de março no Museu Pelé (Valongo).

Além da cerimônia de abertura e os primeiros jogos, o Pagão também receberá partidas nos dias 26 de março, 2 e 9 de abril. A grande final será no dia 23 de abril, em local a ser definido pela organização. Confira abaixo a programação completa.

Sucesso

De acordo com o coordenador de esportes da CUFA Baixada Santista, Darlan Santos, este será o segundo ano em que a Taça das Favelas acontece em parceria com o Município, devendo se repetir o sucesso da edição anterior. “Por meio desse projeto conseguimos oferecer oportunidades para centenas de jovens de 14 a 17 anos, permitindo que eles participem do maior campeonato entre favelas do mundo. Poder contar com o apoio da Prefeitura para nos auxiliar, cedendo a estrutura, faz toda a diferença”.

O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, comemorou a realização da competição em um dos equipamentos esportivos públicos da Cidade e acredita que talentos poderão ser descobertos. “A Taça das Favelas tem o histórico de revelar craques para o futebol profissional. É uma vitória levar um campeonato deste porte para o campo do Pagão. A história dos jovens que estarão ali competindo é muito semelhante à de tantos meninos e meninas talentosos que vivem ali nos arredores e sonham com uma oportunidade”.

A Taça das Favelas envolve cerca de dois mil jovens, direta e indiretamente, incluindo cada uma das fases das peneiras que são realizadas nas comunidades para a seleção dos atletas. O torneio contará com premiação em troféus e medalhas para o primeiro e segundo colocados.

 

Cronograma da competição

17/02 – Início das inscrições nas comunidades.

23/02 – Término das inscrições nas comunidades.

24/02 – 1º Congresso Técnico – apresentação do projeto.

25/02 – Abertura das inscrições dos atletas.

01/03 – Término das inscrições dos atletas.

06/03 – Programa resenha dos boleiros.

07/03 – 2º Congresso Técnico – leitura do regulamento e arbitragem.

11/03 – Dipes – Dias de peneiras nas comunidades e favelas.

12/03 – Dipes – Dias de peneiras nas comunidades e favelas.

13/03 – Programa resenha dos boleiros.

15/03 – 3° Congresso Técnico – entrega dos documentos e sorteio das chaves.

19/03 – Abertura solene e início dos jogos – 1ª rodada

26/03 – Continuidade da 1ª Rodada

02/04 – Quartas de finais

09/04 – Semifinal

23/04 – Final