Para quem vai se divertir nas bandas e blocos, a orientação é tomar alguns cuidados antes, durante e depois da folia.
Carnaval é época de sair totalmente da rotina, principalmente em relação à alimentação, horário e duração do sono, consumo de bebidas alcoólicas e intensidade de atividades físicas. Para quem vai se divertir nas bandas e blocos, a orientação é tomar alguns cuidados antes, durante e depois da folia.
Hidratação
Pular, dançar, e cantar são atividades físicas que fazem o corpo desidratar e os riscos desta perda de líquido são potencializados pelo calor, típico desta época do ano, e o consumo de bebida alcoólica. Assim, é fundamental beber muita água — mais até do que a recomendação dos 35 ml por quilo (exemplo: uma pessoa de 60 quilos deve ingerir 2,1 litros de água).
Para recompor a perda de sais minerais, é importante consumir água de coco, sucos diluídos, chás gelados e frutas alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja.
Alimentação
Antes de cair na folia, opte por comidas de fácil digestão. Evite frituras e alimentos sensíveis ao calor, como comida japonesa. Peixes e frutos do mar, quando expostos a altas temperaturas, estão sujeitos a risco de contaminação.
“É preciso escolher com cuidado o que consumir para a prevenção de problemas comuns, como diarreia, intoxicação alimentar e infecção intestinal. “Frutos do mar, queijos e maionese, que são ingredientes de lanches e sanduíches naturais, podem estragar rapidamente se mantidos muito tempo fora da refrigeração e expostos ao calor constante. Além disso, podem se contaminar com muito mais facilidade”, orienta Clara Korukian Freiberg, professora de nutrição do Centro Paula Souza.
Durante a banda, uma boa ideia é recorrer a barras de cereais, doces de banana ou goiaba, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, castanhas de caju ou do Pará, pistache), ou frutas secas (damasco, ameixa seca, uva passa e tâmaras).
Também é interessante consumir frutas ricas em vitamina C, que, além de hidratar, promovem o aumento da imunidade, como abacaxi, acerola, laranja, lichia, limão, maracujá, melancia e melão. Frutas picadas, prontas para consumo, ou suco dessas frutas podem ser colocados em embalagens descartáveis, na mochila. “Pode-se adicionar gengibre no suco ou na salada para conseguir mais disposição”, orienta.
Alimentos com alto teor de gordura (como maionese, bacon, carnes gordas) ou fácil digestão (feijão e grão de bico) não devem ser consumidos.
A nutricionista Juliana Vieira recomenda, para quem quer turbinar seu entusiasmo, consumir bebidas à base de cafeína ou com estimulante natural, como gengibre, canela ou pimenta.
Depois da folia
Após a folia, se houve exagero, os cuidados devem ser maiores. Para repor a energia perdida, é preciso uma alimentação equilibrada, incluindo frutas, legumes e carnes grelhadas. É importante não pular as refeições e ingerir muito líquido para repor e manter a hidratação”, finaliza a nutricionista.
Como combater a ressaca
O consumo exagerado de álcool provoca danos enormes ao organismo. No processo de metabolização, o etanol o álcool recruta algumas substâncias específicas, como vitaminas do complexo B, magnésio e zinco (presentes no frango e na lentilha). “Logo, uma boa estratégia seria ingerir esses nutrientes nos dias em que for exagerar na bebida”, orienta a nutricionista Juliana Vieira.
A especialista recomenda o consumo de uma planta medicinal chamada cardo leiteiro, também conhecida como cardo-mariano. “Ela contém um flavonoide chamado silimarina. A silimarina inibe os radicais livres que são criados após a metabolização de substâncias tóxicas, como álcool e acetaminofeno”, finaliza.
A silimarina e silibina têm um com potente efeito antioxidante, que pode ajudar a promover a regeneração das células do fígado e reduzir sua inflamação.
O cardo mariano pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres, e deve ser usado com orientação médica ou de um profissional especializado em plantas medicinais.
LEIA MAIS:
Saúde da mulher exige cuidados especiais no Carnaval
Saiba mais sobre a cardo-mariano, planta medicinal indicada para problemas no fígado