A jornalista e escritora Adriana Carranca, autora do best-seller “Malala, a menina que queria ir para a escola”, lança a nova obra infantil “Entre sonhos e dragões”, sobre a vida de três meninas afegãs. O lançamento ocorre neste sábado (28/1), às 15h, na Livraria Martins Fontes, no Gonzaga.
O leitor conhecerá Sadaf, que sonhava ser boxeadora; Shamsia, que queria ser artista plástica; bem como Meena, encantada pela ideia de ser musicista desde pequena.
O pano de fundo para as aventuras das meninas afegãs narradas por Adriana Carranca é a história recente do Afeganistão, desde a invasão soviética de 1979 até a retirada das tropas norte-americanas. Ou seja, na prática, a retirada devolveu o país ao controle armado dos fundamentalistas religiosos.
“Usei metáforas inspiradas no imaginário do povo afegão, como os dragões, por exemplo, para falar das sucessivas invasões”, conta.
As ilustrações, da afegã N. N, cuja identidade é mantida em sigilo para segurança da artista, reforçam o caráter metafórico e ajudam a criar imagens fortes e profundas, como a que mostra grades de uma prisão imaginada refletindo nos rostos de meninas. Mas sem perder a cor, o dinamismo e a alegria da cultura afegã que, muitas vezes, acaba resumida, no imaginário estrangeiro, à violência do Talibã.
Por fim, o leitor encontrará o perfil das meninas afegãs que inspiraram as protagonistas da história.