O Porto de Santos superou, já em novembro, a movimentação acumulada de cargas em todo o ano passado (147,0 milhões de toneladas), somando 150,4 milhões de toneladas, um crescimento de 11,5% em relação ao período janeiro-novembro do ano passado. Os embarques apresentaram crescimento de 15,7%, chegando a 109,8 milhões de toneladas. Os desembarques aumentaram 1,5%, totalizando 40,6 milhões de toneladas.
As mercadorias do agronegócio continuaram a se destacar no acumulado do ano, principalmente a soja em grão (+12,2%), o milho (+85,0%), a celulose (+57,2%) e as carnes (+29,4%).
A movimentação de contêiner também manteve crescimento, que chega a 5,3% comparado a mesma base do ano anterior, totalizando 4,6 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), também a maior marca para o período.
Todos os segmentos de carga apresentaram crescimento significativo e estabeleceram suas maiores marcas para o período. A carga geral solta cresceu 42,3%, somando 8,9 milhões de toneladas, com destaque para a celulose (7,4 milhões de toneladas). Os granéis sólidos tiveram alta de 16,7%, acumulando 76,2 milhões de toneladas, com destaque para os embarques de soja em grão (25,4 milhões de toneladas), milho (13,3 milhões de toneladas) e açúcar (18,9 milhões de toneladas) e para as descargas de fertilizantes (7,4 milhões de toneladas). Os granéis líquidos somaram 17,4 milhões de toneladas, alta de 4,6%, sobressaindo-se o óleo combustível (2,8 milhões de toneladas) e os sucos cítricos (2,4 milhões de toneladas).
O fluxo de navios nos 11 meses do ano foi de 4.757 atracações, crescimento de 7,4%.
A movimentação no mês de novembro também foi recorde, atingindo 12,2 milhões de toneladas, crescimento de 8,2% sobre o mesmo mês do ano passado, caracterizando-se também como a maior marca para o mês de novembro.
Corrente Comercial – A participação acumulada do Porto de Santos na corrente comercial brasileira se manteve no patamar de 29%. Em torno de 25% das transações comerciais do Brasil com o exterior que passaram pelo complexo portuário de Santos tiveram a China como país parceiro. O Estado de São Paulo se manteve com a maior participação (44,1%) nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos.