A segunda pista da rodovia dos Imigrantes (descendente) completa 20 anos neste sábado (17/12). Passadas duas décadas, a “rodovia caçula” do Sistema Anchieta-Imigrantes segue sendo considerada uma referência e um dos mais complexos projetos de engenharia rodoviária da América do Sul.
Com 21 quilômetros de extensão e vencendo um desnível de 730 metros na Serra do Mar, a pista conta com inúmeros diferenciais. Entre eles, os longos túneis. São três ao todo, totalizando 8.230 metros, sendo o primeiro o mais longo, com 3.146 metros, na época o maior túnel rodoviário do País.
A construção
Durante a construção dos túneis foram usados quatro jumbos, potentes equipamentos trazidos da Suécia, para a perfuração do maciço. Para garantir a segurança, não só durante os trabalhos, mas depois deles, cada vez que as escavações avançavam, era colocada estrutura metálica nas paredes e teto, e depois o concreto era aplicado por robôs para estabilizar. Raios laser também foram usados para a leitura de coordenadas específicas, garantindo assim o máximo de precisão no processo de perfuração.
A via, também conhecida como “Nova Imigrantes” ainda possui nove viadutos, sustentados por um número bem menor de pilares que seu projeto original. Graças à tecnologia de ponta, foi possível aumentar a distância entre eles de 45 para 90 metros, o que contribuiu muito para a redução do impacto ambiental. A construção da segunda pista da Imigrantes desmatou quarenta vezes menos que a primeira (ascendente), inaugurada em 1976.
Para evitar desmatamento foram usados como canteiro de obras e área de serviço os mesmos espaços já utilizados no tempo da construção da primeira pista. Na construção dos viadutos do trecho de serra, foi usada a técnica do “balanço sucessivo”, que permite que o viaduto avance a partir dos próprios pilares, assim parte das formas do tabuleiro eram colocadas à frente e concretadas, e iam progredindo sucessivamente para ambos os lados.
Já inaugurada, a via trouxe inovações que atualmente são usadas nas principais rodovias do país. Os túneis possuem jatos ventiladores, sensores de gás carbônico, detectores de calor e medição do vento. Isso sem falar nas câmeras inteligentes com detecção automática de incidentes, e estações meteorológicas (com pluviômetros e visibilímetros) espalhados pela via.
O resultado deste investimento foi o conforto do usuário, redução do tempo de viagem e o aumento da capacidade de tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) de 8 mil veículos/hora para 14 mil veículos/hora.
Números da pista
21 km de extensão
3 túneis
9 viadutos
85 câmeras
420 mil metros cúbicos de concreto
25 mil toneladas de aço
4,5 mil trabalhadores
40 vezes menos desmatamento que a 1ª pista da Imigrantes
3.146 m tem o maior túnel da pista, o segundo maior do país
1.255 metros tem o Viaduto Descendente (VD) 7, o maior da rodovia
153 caixas de emergência contra incêndios
42 jatos ventiladores
+ 205 milhões de veículos já passaram pela pista