Uma simulação de situações emergenciais será realizada nesta quinta-feira (13/10), às 14h, no Porto de Santos. O treinamento tem como objetivo o aprimoramento dos procedimentos de emergência nos terminais e faz parte do Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM), fundamentado na Norma Regulamentadora 29 do Ministério do Trabalho.
O curso acontece na esquina da Avenida Eduardo Pereira Guinle com a Avenida Dr. Carvalho de Mendonça e deve ter duração de uma hora. Além disso, contará com a presença da Defesa Civil de Santos, Santos Port Authority (SPA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos.
“É muito importante treinar as brigadas dos terminais e realizar a integração entre eles e os órgãos públicos de atendimento às emergências”, disse o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias.
Durante a simulação haverá cenários de múltiplo atropelamento, princípio de incêndio e possível vazamento de produto químico para a rede pluvial. O teste também contará com empresas das áreas 3 e 4 do Porto de Santos e servirá de avaliação para saber como os participantes da PAM agem em casos emergenciais.