Nesta terça-feira (4) , o PDT, partido de Ciro Gomes, anunciou apoio unânime ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno. “Ciro endossa integralmente a decisão do partido”, disse o presidente do PDT, Carlos Lupi, em entrevista à imprensa. O candidato, que recebeu 3,05% dos votos no pleito de domingo (2), divulgou um vídeo em seu Twitter indicando apoio ao petista, porém, sem falar abertamente o nome de Lula” (assista abaixo). Esse é o primeiro apoio partidário que o PT recebe após o primeiro turno.
Pronunciamento – "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
— Ciro Gomes (@cirogomes) October 4, 2022
O presidente da Executiva do PDT em Santos, Marcio Aurelio Soares, reforçou as propostas do partido, que devem ser incorporadas pelo Partido dos Trabalhadores.
“Votamos 12+1 por um Programa de Renda Mínima que vise o combate imediato à miséria; por mais investimento em educação, que permita a criação de escolas públicas em tempo integral e de qualidade; por apoio às pessoas endividadas e sem capacidade de consumo; pela revogação da Reforma Trabalhista e criação de um novo Código Brasileiro”.
Segundo ele, o “grave momento pelo o qual o país está passando não permite ressentimentos de lado a lado, mas a união de todos por democracia.”