Baixada Santista

14 anos do Palácio das Artes terá programação especial em Praia Grande

08/09/2022
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O dia 11 de setembro é especial para a cultura de Praia Grande: foi nessa data, em 2008, que aconteceu a inauguração do Palácio das Artes, maior complexo cultural da região. Para comemorar os 14 anos de história, uma programação especial foi elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo para sábado (10) e domingo (11). O público poderá acompanhar o espetáculo “A Valsa de Lili”, o Recital Piano das Artes e as exposições “Doce Liberdade”, “Independência e Arte” e “Artistas da Cidade”, sendo todas atrações gratuitas.

Nos dois dias de programação, o PDA abre suas portas, a partir das 14 horas, para visitação das três exposições. A mostra “Independência e Arte”, feita em parceria com a Secretaria de Educação, traz desenhos e esculturas sobre a Independência feitos pelos alunos da rede municipal de ensino e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Galeria Nilton Zanotti; no Museu da Cidade, “Doce Liberdade” promove uma reflexão sobre a relação da mulher com a Independência e sua importância nos bastidores do marco histórico, além de, no Hall de Entrada, “Artistas da Cidade” contar com obras produzidas pelos profissionais de Praia Grande.

Às 19 horas, de sábado, o pianista Danilo Amado será o convidado da apresentação no Recital Piano das Artes. O músico apresentará obras de nomes clássicos do piano, como Bach, Chopin, Mozart e Tchairovsky, em homenagem aos 14 anos do Complexo. Já às 20 horas (os ingressos serão distribuídos a partir de 1 hora antes), o espetáculo teatral “A Valsa de Lili”, do Circuito SP, encerra as atrações do dia no Palácio das Artes.

Contando com classificação indicativa de 12 anos, a peça de drama é inspirada no livro “Pulmão de Aço”, de Eliana Zagui. A história narra a vida de Lili, uma pessoa extraordinária e única, e, ao mesmo tempo, lida com questões iguais às de qualquer outro ser humano, com apenas uma diferença: ela só consegue mexer os músculos do pescoço e da cabeça. Protagonista de “A Valsa de Lili”, Débora Duboc ganhou prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de “Melhor Atriz” com a peça em 2019.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, o aniversário do Palácio das Artes mostra o contínuo progresso da cultura em Praia Grande. “Além de celebrar uma data comemorativa, a programação realizada cumpre com propostas do nosso atual plano de metas com a potencialização do Palácio das Artes como um centro cultural e a democratização do acesso ao teatro pelos munícipes”, explica o responsável da pasta.

Confira a programação completa:

Sábado (10):

– 14h às 19h: exposições “Independência e Arte” (Galeria de Artes Nilton Zanotti), “Doce Liberdade” (Museu da Cidade) e “Artistas da Cidade” (Hall de Entrada)

-19 horas: Recital Piano das Artes – convidado: Danilo Amado
Classificação indicativa Livre

– 20 horas: Espetáculo “A Valsa de Lili” (Ingressos entregues a partir de uma hora antes do evento)
Gênero: drama – Classificação indicativa 12 anos

Domingo (11)

– 14h às 17h: exposições “Independência e Arte”, “Doce Liberdade” e “Artistas da Cidade”
Complexo Cultural – Formado pelo Teatro Serafim Gonzalez, Museu da Cidade, Galeria de Artes Nilton Zanotti, Núcleo Artístico e Biblioteca Porto do Saber, o Palácio das Artes é considerado o maior complexo cultural da Baixada Santista. Inaugurado em 11 de setembro de 2008, o objetivo principal do equipamento é oferecer arte e cultura à população, por meio de ações culturais contínuas e gratuitas.

Espetáculos teatrais premiados, exposições de arte de renome, oficinas culturais gratuitas e eventos artísticos estão entre as atrações que marcam os 14 anos de atividade contínua do local.

O Palácio das Artes está situado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, bairro Boqueirão.