Disque Amamentação tira dúvidas da população sobre aleitamento materno em Praia Grande
10/08/2022A Prefeitura de Praia Grande criou um atendimento específico para as novas e futuras mamães visando promover o aleitamento materno e combater a mortalidade infantil. Por meio do Disque Amamentação, as mulheres podem tirar dúvidas com profissionais treinados no assunto e também saber como doar leite materno. O serviço está completando um ano em 2022 e já realizou mais de 2.500 contatos telefônicos ou por mensagem. Trata-se de mais uma ação da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município relacionada ao Agosto Dourado, o mês que simboliza a busca pelo incentivo à amamentação.
O atendimento do Disque Amamentação ocorre através do Acolhe PG pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas e demais profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estão à disposição para orientar as munícipes e também profissionais da rede municipal que necessitem apoio técnico.
E nos casos em que a dúvida indique a necessidade de um acompanhamento presencial, a paciente é encaminhada pelo próprio serviço para a sua Unidade de Saúde da Família (Usafa) ou para o Posto de Coleta de Leite Humano, instalado dentro do Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim
Posto de Coleta – O serviço de coleta de leite humano em Praia Grande existe desde o fim de janeiro e já recolheu mais de 100 litros de leite materno. São mais de 100 mães cadastradas que têm auxiliado doando o seu próprio leite para bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. A doação pode ser feita diretamente na sede física do posto, que fica no CER, na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8813, Mirim, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A equipe da Sesap também vai até a casa das mães doadoras para retirar o leite colhido.
Quem quiser doar só precisa entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora e fazer um pré-cadastro. Em seguida é agendada uma visita na casa da mãe, aonde as técnicas do posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana a equipe passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e entregar um novo kit higienizado.