Aproveite as dicas para tornar o fim de semana mais divertido e criativo. Beba com moderação.
A previsão é de que a temperatura suba no próximo fim de semana na Baixada Santista. E para fugir da mesmice da cervejinha gelada, trouxemos algumas dicas de drinks para você curtir o fim de semana com o copo cheio e bonito.
1 – Lagoa Azul
Um drink com divergências históricas em sua origem, mas muito refrescante e atraente. O Lagoa Azul recebeu esse nome em homenagem ao filme (clássico da Sessão da Tarde) apenas pelo fato de ter uma coloração azul, muito atrativa, por sinal.
Para preparar esse drink você vai precisar de gelo, vodka, Curaçau Blue, um refrigerante de limão e o suco de 1 limão. Por ser um drink montado, sua preparação é simples e não necessita de coqueteleira.
– Encha o copo com gelo, sugerimos um copo longo como um Long Drink ou, se preferir algo mais chamativo, um copo Escandinavo.
– Despeje 40ml de Vodka, 25ml de Curaçau Blue e o suco de limão no copo
– Complete o copo com o refrigerante de limão
– Para decorar você pode colocar um pedaço de abacaxi cortado na triangular num palito com uma cereja, por exemplo.
2 – Tequila Sunrise
Se você é um amante da tequila e quer fugir um pouco das Margaritas, o Tequila Sunrise é uma ótima opção. A história do drink passa até pelo astro do rock Mick Jagger, mas quem ajudou a popularizar o drink foi a marca José Cuervo que aproveitou a popularidade do bar The Trident (Sausalito, Califórnia) na venda de tequila, para colocar a receita do drink no rótulo de todas as garrafas.
Para preparar esse drink você precisará de gelo, uma tequila cristal, suco de laranja e xarope de grenadine ou groselha.
– Em um copo alto, coloque o gelo
– Em seguida, coloque de 40 a 70ml de tequila no copo e 10ml do xarope de grenadine ou groselha
– Complete o copo com o Suco de laranja.
– Para decorar, utilize meia rodela de laranja presa em um palito com uma cereja.
Uma dica, se quiser que o efeito ‘Sunrise’ fique bem evidente, utilize uma colher bailarina para auxiliar no despejo do grenadine/groselha. Coloque a colher na lateral do copo, com a parte de baixo virada para cima e despeje o xarope na colher. O xarope deve escorrer pelo cabo e ficar no fundo do copo, evidenciando o efeito.
3 – Gin Fizz
Um drink um tanto mais complexo, pois demanda o uso de uma coqueteleira. O Gin Fizz é o pai dos drinks fizz, drinks refrescantes e borbulhantes. Historiadores atribuem sua criação ao dono do Imperial Cabinet Saloon, Henry C. Ramos. Ele criou o que chamamos de “Ramos Gin Fizz”, uma bebida bastante apreciada, mas que demandava uma grande resistência dos barmen, pois a receita original continha clara de ovo e creme de leite e, para unir esses dois ingredientes, era necessário bater o coquetel por pelo menos cinco minutos.
Enfim, aqui vamos te ensinar uma versão mais fácil e, provavelmente, mais agradável ao paladar. Para preparar esse drink você vai precisar de uma coqueteleira, um copo gelado, gin, suco de limão, açúcar e Club Soda ou água com gás.
– Coloque na coqueteleira 60ml de Gin, o suco de limão, açúcar a gosto e um pouco de gelo- um pouco mesmo. Bata essa combinação com vigor, até dissolver o gelo.
– No copo gelado, sirva metade do copo com a Club Soda e então despeje a mistura de gin, limão e açúcar no copo.
– Para decorar, utilize uma rodela de limão na borda do copo, ou até mesmo umas folhas de hortelã.
4- Hi-Fi e ScrewDriver
Para você que está com os ingredientes contados, mas ainda assim quer fazer algo diferente. O Hi-Fi e o ScrewDriver contam com apenas dois ingredientes, vodka e refrigerante de laranja (no hi-fi) ou suco de laranja (ScrewDriver), mas isso não impede que eles sejam deliciosos.
O ScrewDriver, chave de fenda traduzindo para o português, é um drink muito simples que surge a partir dos hábitos de mecânicos e operários de misturar os ingredientes com uma chave de fenda, devido ao fato da falta de uma colher. Já o Hi-fi é sua variação brasileira e recebe esse nome em homenagem ao programa “Crush em Hi-fi”, exibido nos anos 60 na TV brasileira. Crush é o nome do refrigerante de laranja.
Enfim, para preparar esse drink basta colocar 60ml de Vodka em um copo com gelo e completar o resto com suco de laranja ou refrigerante de laranja. Mexa com uma colher (Não com uma chave de fenda) e está pronto para beber. Se preferir, utilize uma lasca de casca de laranja para perfumar o copo e decorar.
5- Caipirinha
O clássico brasileiro não podia ficar de fora. Caipirinha combina com o clima quente do país e é uma ótima pedida tanto para a balada, quando pro bar ou praia.
Historiadores apontam que o coquetel surgiu na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, e que sua origem pode estar atrelada à gripe espanhola. O coquetel teria surgido a partir de um remédio popular para a gripe que era preparado a base de mel, limão, alho e um pouco de álcool para “acelerar” o processo de cura.
O segredo de uma boa caipirinha está em como macerar o seu limão na coqueteleira. Muitos pensam que ao tirar aquele miolinho branco da fruta estarão livres do amargor, mas estão errados! O amargor é proveniente dos óleos presentes na casca da fruta, portanto quando for amassar o seu limão, amasse-o com cuidado, lembre-se que é necessário apenas retirar o suco da fruta e não a transformar em purê.
Para preparar esse coquetel é necessária uma coqueteleira, gelo, limão thaiti, açúcar e cachaça.
– Corte o limão em cruz e coloque na coqueteleira. Com um macerador, amasse os pedaços da fruta até retirar o suco, lembre-se da dica sobre o amargo da casca.
– Em seguida adicione 60ml de cachaça, o açúcar e o gelo. Bata bem, até deixar a coqueteleira bem gelada.
– Sirva em um copo baixo, mas largo como um Old Fashioned ou use um copo um pouco mais alto e esguio como o Collins. Para decorar, uma rodela de limão na boca do copo é uma opção valiosa.
Aproveite as dicas para tornar o fim de semana mais divertido e criativo. Beba com moderação.