Digital Jazz

B. B. King – Rei do Blues

29/12/2021
Reprodução

Em 14 de maio de 2015, o Blues perdeu um de seus nomes mais importantes. O gigante Riley Ben King, ou simplesmente, B.B. King, considerado o Rei do Blues e um dos guitarristas mais importantes de todos os tempos, nos deixava aos 89 anos, na cidade de Las Vegas, enquanto dormia.

Descansou em plena paz, aquele que teve propositalmente nas iniciais do nome, as letras B.B., de Blues Boy. E que também cantava e compunha com absoluto talento.

Sua carreira vitoriosa durou mais de 60 anos, que resultaram na venda de milhões de discos em todo o mundo, mais de 50 álbuns primorosos, mais de uma dezena de prêmios Grammy e inúmeras importantes condecorações.

Sua vida foi marcada por intensas e marcantes turnês, que o levaram a conquistar as plateias de mais de 100 países, por onde se apresentou, sempre com alegria, talento e animação.

Curiosamente, desde a década de 50, tocava com a sua inseparável guitarra Gibson, chamada carinhosamente de “Lucille”, sua marca registrada.

Diz a lenda que isso aconteceu em razão de um incêndio, ocasionado por uma briga entre dois homens, que aconteceu em um bar onde ele se apresentava. Como foi necessária a evacuação do local de forma rápida, B.B. King deixou sua guitarra no palco. Desesperado, ele voltou ao local para reaver sua guitarra e escapou por um milagre. No dia seguinte, ele soube que os homens que brigaram e que derrubaram um barril cheio de querosene, que era usado para aquecer o salão, por causa de uma mulher chamada Lucille. E, por esta razão, todas as suas guitarras receberam este nome carinhoso dali por diante.

Outra curiosidade é que B. B. King foi um músico autodidata e nunca teve uma aula de música sequer com professores convencionais.
Veio ao Brasil em várias oportunidades e a última vez que esteve por aqui, foi no ano de 2012.

Ele inaugurou em dezembro de 1993 a casa de shows Bourbon Street Music Club em São Paulo e por justa esta razão, a sua guitarra Lucille está exposta na entrada da casa, como um verdadeiro troféu e talismã.

O genial B.B. King, pode ser considerado como o verdadeiro e único rei do Blues. Sua música e imagem eternamente alegres, estarão sempre conosco.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.