O ciclo 'Filmes que Marcaram o Cinema Brasileiro', do Cineclube Pagu On-line, fala nesta quarta-feira (21), a partir das 12h, sobre duas grandes obras da década de 1970: 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' e 'Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia'. Com apresentação do crítico Marcelo Pestana, o novo episódio do projeto estreia no canal Cultura Santos do YouTube.
Dirigido por Bruno Barreto, a comédia 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' foi lançada em 1976. O filme se desenrola em Salvador (BA), no início da década de 1940 e acompanha Dona Flor, uma sedutora professora de culinária, que é casada com o malandro Vadinho, amante de farras e jogatinas nas boates da cidade.
A vida de abusos acaba por acarretar na morte precoce do malandro. Logo a viúva Dona Flor se casa de novo, com um recatado farmacêutico. Mas a saudade do antigo marido acaba causando o ‘retorno’ de Vadinho em espírito, que somente ela pode ver. Isso deixa a mulher em dúvida sobre o que fazer com os dois maridos que passam a dividir o seu leito.
Baseado no livro escrito por José Louzeiro e com direção de Hector Babenco, 'Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia' ganhou as salas de cinema no ano de 1977. O drama relata a trajetória do famoso bandido que se tornou nacionalmente conhecido pelos roubos a banco e fugas espetaculares.