Notícias

Conhecer o histórico familiar ajuda na prevenção de doenças oculares

10/04/2021
Conhecer o histórico familiar ajuda na prevenção de doenças oculares | Jornal da Orla

Problemas e doenças oculares hereditárias mais comuns

 

Muitas doenças são hereditárias, e algumas doenças que acometem os olhos não são diferentes.

 

Ou seja, se alguém da sua linhagem genética teve ou tem esse tipo de doença, as chances de você também tê-la são maiores do que em outras pessoas que não possuem o histórico destas doenças.

 

De modo geral, o astigmatismo, miopia, hipermetropia, catarata, glaucoma, daltonismo, neuropatias ópticas e outras patologias podem surgir graças ao fator genético.

Para saber um pouco mais sobre cada uma destas patologias, prossiga a leitura.

Catarata

 

Segundo a OMS, 47% das causas de cegueira do mundo é a catarata, porém, o estágio de cegueira é mais comum em idosos ou em pessoas que não realizaram nenhum tipo de acompanhamento ou tratamento.

 

A catarata pode ser causada por lesões e pelo processo natural de envelhecimento dos olhos, mais precisamente no Cristalino, a lente natural do nosso olho.

Com o envelhecimento do cristalino, esta área perde elasticidade, fazendo com que ele fique esbranquiçado e opaco.

Em um estágio avançado, pessoas com catarata enxergam uma neblina ou ficam totalmente cegos.

Glaucoma

 

O glaucoma é uma lesão progressiva do nervo ótico, e quando não é tratado, leva a refração do campo de visão. Em casos mais graves, pode causar cegueira completa.

 

Estudos apontam que se você tem histórico familiar de glaucoma, sua chance em desenvolver a doença é 9 vezes superior às pessoas que não possuem casos na família.

Degeneração macular

 

A degeneração macular surge na mácula, área da retina que faz com que possamos distinguir as cores e os detalhes do que observamos.

 

Essa doença é mais comum em idosos, porém, também ocorre em pessoas mais novas que possuem histórico familiar de degeneração macular.

 

Os sintomas mais comuns são: embaçamento da visão, distorção da visão, comprometimento da visão central e uma mancha escura na visão.

Distrofias retinianas

 

A deterioração das células da retina causa a distrofia retiniana, o que leva a perda da visão, com isso, você pode ter Retinose Pigmentar e a Amaurose Congênita de Leber.

 

Os sintomas mais comuns das distrofias retinianas são: má visão em ambientes escuros e piora progressiva da visão.

Daltonismo

 

O Daltonismo, discromatopsia ou discromopsia é um distúrbio que faz com que a pessoa não enxergue algumas cores ou tons de cores.

 

As causas do daltonismo são: alteração das células fotorreceptoras ou ausência das mesmas.

 

Existem 3 tipos de daltonismo, são eles:

 

  • Protanopia;
  • Deuteranopia;
  • Tritanopia

 

O daltonismo é uma doença sem cura, porém, existem óculos e lentes de contato específicas para quem sofre desta condição.

 

O daltonismo não causa cegueira e o portador deste distúrbio pode levar uma vida normal.

 

Você tem histórico de doenças oculares na família?

 

Se você possui histórico de doenças oculares na família deve tomar muito cuidado.

Consulte um médico oftalmologista periodicamente para evitar o aparecimento e/ou iniciar um tratamento para estas doenças.

 

Para algumas destas doenças é necessário fazer cirurgia, como é o caso da catarata, já que não existe um tratamento ou medicamento para esta condição.

 

É muito importante ter um diagnóstico precoce das doenças oculares para iniciar o tratamento o quanto antes para evitar piora do quadro.

 

Conclusão

 

A visão é um sentido que está sempre em uso no nosso dia a dia, exceto quando estamos dormindo, por isto, realize consultas periodicamente com um médico oftalmologista para evitar o surgimento ou o desenvolvimento destas doenças, principalmente se você tiver histórico familiar de doenças oculares.

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais, estas informações são muito importantes e por vezes negligenciadas.