Os 'Filmes que marcaram o Cinema Brasileiro' são o tema do novo ciclo do projeto ‘Cineclube Pagu On-line’. O crítico de cinema Marcelo Pestana conduz o público em uma viagem pelos anos 1950 até os tempos atuais. Com estreia na quarta-feira (31), às 12h, no canal Cultura Santos do Youtube, o primeiro episódio destaca as produções 'Tico-tico no Fubá' e 'O Cangaceiro'.
Dirigido por Adolfo Celi, 'Tico-tico no Fubá' é um drama musical de 1952, produzido pela icônica Companhia Cinematográfica Vera Cruz. O filme é uma biografia romanceada do compositor musical Zequinha de Abreu, que ficou famoso com o choro Tico-Tico no Fubá.
Lançado em 1953, 'O Cangaceiro' foi escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, sendo a primeira obra cinematográfica nacional a conquistar as telas do mundo.
Inspirada na figura lendária de Lampião, a obra ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes. O sucesso em Cannes levou o filme para mais de 80 países e despertou o interesse da produtora e distribuidora norte-americana Columbia Pictures.