Baixada Santista

Saúde relata ações contra covid-19 em Cubatão

15/05/2020 Da Redação
Saúde relata ações contra covid-19 em Cubatão | Jornal da Orla

Além dos 35 leitos (25 clínicos e 10 UTIs) exclusivos para covid-19 e em isolamento que foram montados em abril no Hospital Municipal de Cubatão, a Secretaria de Saúde comunicou aos vereadores que prepara nova ampliação. O Hospital tem capacidade e espaço físico para a instalação de no mínimo outros 100 leitos.

 

A secretária Denise Filomena Brito também tratou da função da carreta instalada junto ao Pronto Socorro Central, cujo objetivo é atender pacientes com sintomas respiratórios para que a entrada do local seja usada por pacientes com outras necessidades.

 

A Prefeitura de Cubatão, além de publicarem todos os gastos no Portal da Transparência, estão seguindo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado para compras referentes ao combate à pandemia. Em 8 de maio, para reforçar o acompanhamento dos gastos, o município criou a Comissão de Fiscalização das Ações Voltadas ao Enfrentamento da Covid-19 por meio da portaria 401/20.

 

Em relação ao planejamento, a cidade tem um Plano de Contingência aprovado pelo Comitê Estratégico Municipal Covid-19, formado por médicos, técnicos, gestores públicos e representante do Conselho Municipal de Saúde, que vem desde fevereiro definindo as ações no município, revistas e ampliadas de acordo com a evolução do cenário. Na arena administrativa, o município tem atuado em conjunto com as demais prefeituras da Baixada Santista para a adoção de medidas comuns.

 

Todos os servidores e trabalhadores a serviço da Secretaria de Saúde receberam e continuam recebendo equipamentos de proteção individual. As equipes que atuam na emergência e urgência recebem kits de EPIs por turno de trabalho.

 

O Hospital e as Unidades de Urgência e Emergência têm desde o início dos casos no Brasil se preparado para garantir o melhor atendimento possível, com espaços adequados e com exclusividade para a doença, como as carretas.

 

De acordo com números do dia 13, a letalidade da doença em Cubatão está em 7,56%, abaixo da média do Estado de São Paulo (8,3%). O isolamento social em Cubatão tem ficado acima da média do Estado. No Dia das Mães, por exemplo, com 61% de isolamento, Cubatão ficou entre as 20 cidades com os maiores índices de São Paulo.