Santos

Prefeitura fecha escolas e anuncia medidas de prevenção contra novo coronavírus

16/03/2020Da Redação
Prefeitura fecha escolas e anuncia medidas de prevenção contra novo coronavírus | Jornal da Orla

Estão suspensos a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado, os eventos públicos e atividades culturais e esportivas oferecidas pelos municípios da Baixada Santista.

 

Essas foram algumas das medidas anunciadas nesta segunda-feira (16) pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), após reunião extraordinária no Paço Municipal de Santos. Presidente do órgão, o prefeito santista, Paulo Alexandre Barbosa, comunicou também a proibição das visitas hospitalares nas unidades gerenciadas pelas cidades, e da circulação de ônibus e vans de turismo pela Região.

 

Ele ainda indicou que as prefeituras podem adotar, temporariamente, o regime de home office (a partir de casa) para funções cuja natureza permita. Já a interrupção das aulas nas redes municipais de ensino será a partir do dia 23.

 

Veja abaixo a lista de determinações

1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. Recomendação para as privadas.

 

2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir de terça (17), por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato).

 

3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa) de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças preexistentes e de acordo com a natureza do serviço.

 

4) Eventos públicos – cancelados.

 

5) Eventos privados –  suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

 

6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shoppings, igrejas, clubes, centros comerciais, cinemas, teatros e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

 

7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta será elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada nesta segunda (16) ao Governo do Estado e Governo Federal.

 

8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.

 

9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, com início nesta segunda (16). Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.

 

10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

 

11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista por tempo indeterminado.

 

Foto: Pixabay