A acupuntura veterinária é cada vez mais indicada pelos profissionais do segmento, por se tratar de uma terapia segura, eficiente e de custo relativamente baixo. Alguns tutores encontraram neste tratamento alternativo a oportunidade de cuidar de seus pets de maneira menos invasiva e, por vezes, até sem o uso de medicamentos.
O veterinário Jorge Morais explica que as famosas agulhas podem substituir os tratamentos e até mesmo cirurgias convencionais. “Em casos de doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos e sequelas de cinomose, a acupuntura veterinária é particularmente útil. Qualquer animal pode realizar esse procedimento, que não causa dor e não possui contra indicação”.
A terapia é indicada para melhorar a resposta ao tratamento convencional. Assim, sempre que o animal possuir uma doença que o comprometa fisicamente e os resultados dos tratamentos clínicos não sejam satisfatórios, a acupuntura pode entrar em ação. “Há casos em que o animal não pode ser submetido ao risco cirúrgico e o procedimento das agulhas pode ser uma saída”, finaliza o veterinário.
Foto: Shutterstock