Empreendedores

Um lugar de tradição

02/11/2019
Gabriel Soares

Quase 75 anos de existência é para poucos. Mas o Restaurante São Paulo, no Gonzaga, em Santos, alcançará esta marca em 2020, servindo boa comida e cativando seus clientes.

A história do estabelecimento tem início na década de 1940, na Praça da Independência. “O restaurante já tinha este nome e servia comida variada. Na época, ainda não era da minha família. Os donos tiveram que mudar de local pois o imóvel daria lugar a um prédio. De lá, foram para a rua Marechal Deodoro. Naquela área, meu pai tinha a Sorveteria Yara, que era muito conhecida aqui em Santos”, explica o proprietário do São Paulo, Carlos Julião.

O pai, Alfredo Julião, enxergou no restaurante um bom negócio e decidiu se tornar sócio.  Em meados de 1960 um novo ponto foi escolhido para abrigar o estabelecimento, na rua Carlos Afonseca, que está lá até os dias de hoje.

Tudo no São Paulo remete à tradição: do layout do espaço aos revestimentos e o teto. A proposta de servir comida variada também segue como em sua fundação, mas, agora, com toques de alta gastronomia.

“Nosso cardápio é o original, mas focamos, principalmente, em nosso carro-chefe: o camarão à grega. Além disso, investimos em um menu sazonal, onde incluímos pratos como feijoada e sopas”, explica Carlos, que está à frente dos negócios há mais de 30 anos. “Eu trabalhava com administração de condomínios e ajudava o meu pai por aqui. Mas gostei tanto desta área de restaurantes, que acabei ficando”.

Feira de vinhos e jantares harmonizados são alguns eventos que o São Paulo realiza ao longo do ano. “Temos bom relacionamento com vinícolas portuguesas e nos especializamos na venda de rótulos. Assim, os clientes podem ter a experiência não apenas de tomar o vinho acompanhado de um bom prato, como também levar para casa”, explica.

O quadro de funcionários é mais uma prova do quanto tudo se mantém de forma tradicional no Restaurante São Paulo: “ Temos 21 colaboradores, alguns que estão há 35 anos com a gente”’, orgulha-se o empresário, enquanto faz planos para o futuro. “Estamos planejando criar roteiros para levar nossos clientes a visitarem vinícolas em Portugal. Serão pequenos grupos que poderão conhecer e até se hospedar nesses locais”, conclui.