Mundo Pet

Cachorro também fica estressado

13/12/2018
Cachorro também fica estressado | Jornal da Orla

O estresse não acontece apenas com seres humanos. Os cães também podem sofrer este problema, que pode ser detectado prestando atenção em mudanças de comportamento. Confira:
 

Falta de apetite
Quando o cão se sente sozinho e fica triste, ele pode perder o interesse pela comida. Como consequência, ele fica mais fraco e sem energia para agir normalmente, como brincar, correr ou mesmo latir.

 

Sono alterado
A mudança ocorre para os dois extremos: ou o animal dorme muito mais do que o normal ou fica o tempo todo “ligado”. 

 

Letargia
Desânimo constante é um sinal muito claro, pois cães normalmente são alegres e “elétricos”. Em muitos casos, o animal estressado se isola num canto da casa por conta própria. 

 

Irritabilidade
Ficar nervoso com qualquer barulho ou algo fora de sua rotina. Sinal de alerta é caminhar em círculos e de um lado para outro durante o dia todo.

 

Latido constante
O cão latir sem motivo e de forma incessante é indício de problema. Reprimi-lo apenas tende a piorar a situação.

 

Como evitar
Além de garantir uma alimentação balanceada, na quantidade suficiente e com regularidade definida, o cão também precisa “espairecer”. O tutor deve levá-lo para passear diariamente, e não apenas para satisfazer suas necessidades fisiológicas, mas socializar com outros cães (aquela famosa “cheiradinha” no amigo), ver outros ambientes e até mesmo sentir a luz natural.