A partir desta segunda (26) até sexta-feira (30), São Vicente realiza a Semana Estadual de Mobilização Contra o Mosquito Aedes aegypti. Equipes do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove) foram designadas para providenciar a retirada de resíduos suscetíveis a larvas e criadouros. A mobilização acontece todos os dias, das 9h às 15h, simultaneamente. A última semana de novembro foi escolhida por ser considerado o período pré-epidêmico, pois os números de casos de dengue tendem a subir.
As vistorias acontecem nas escolas, bairros, casas e estabelecimentos comerciais. Além disso, estandes serão montados em frente a algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para conscientizar os vicentinos sobre a doença. O andamento das atividades dependerá de boas condições climáticas.
As equipes responsáveis pela mobilização estarão nesta segunda-feira nos bairros Jardim Guassu e Catiapoã para fazer o mutirão junto aos moradores. A previsão é que a vistoria e fiscalização nestes dois pontos continuem até terça-feira (27). Outros locais que receberão a visita dos profissionais da saúde será a Vila Cascatinha, Vila São Jorge e Voturuá. Resíduos como frascos, potes, lonas velhas e pneus serão alguns dos recipientes descartados para a não proliferação das larvas.
Nas escolas municipais, o grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) apresentará teatro com fantoches e realizará gincanas e palestras para conscientizar os alunos. A EMEIEF Duque de Caxias, no Jardim Guassu, será a primeira a receber as atividades. Até as 11h30, haverá uma equipe em frente ao Hospital São José com um estande para esclarecer dúvidas e conscientizar sobre o assunto.
IEC – O grupo Informação, Educação e Comunicação faz parte do Projeto Dengue que integra o Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove) e tem parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). Pelo menos três vezes por semana eles apresentam peça de teatro com fantoches nas escolas, além de realizarem gincanas como a “Caça ao Criadouro” para estudantes do 4° e 5° anos, para conscientizar desde cedo sobre os perigos e de como evitar o surgimento do mosquito Aedes aegypti.
Locais de mobilização do grupo IEC:
Segunda- feira (26) – estande no Hospital São José (Rua Frei Gaspar, 790 – Centro)
Terça-feira (27) – Escola Estadual Professor Doutor Oswaldo dos Santos Soares (Avenida Nove de Julho, 465 – Vila Cascatinha)
Quarta-feira (28) – teatro com fantoches na EMEF Constante Luciano Clemente Houlmont
Quinta-feira (29) – estande na UBS Sá Catarina (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734 – Catiapoã)
Sexta-feira (30) – estande na EMEI Professor Clemente Ferreira (Largo Professor Clemente Ferreira, 17 – Vila Melo)
Deixe um comentário