Notícias

Sedentarismo aumenta risco de câncer de mama

27/10/2018
Sedentarismo aumenta risco de câncer de mama | Jornal da Orla

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde alerta que uma em cada 10 mulheres vítimas do câncer de mama poderia ter a vida poupada se praticasse atividade física regularmente (150 minutos por semana). A explicação é que, além de promover a saúde e o bem-estar, o exercício físico melhora o metabolismo de alguns hormônios relacionados com o câncer de mama, o que pode evitar e até melhorar o quadro de uma paciente com a doença.

A pesquisa também alerta que 6,5% dos óbitos por câncer de mama são atribuídos ao uso de álcool, índice alto de massa corporal e uma dieta rica em açúcar. Portanto, praticar exercícios físicos, consumir alimentos frescos e ricos em nutrientes e cessar o tabagismo e o uso abusivo de álcool são fundamentais para evitar esta doença e outros males crônicos em ascensão, como diabetes e hipertensão.

Dicas para criar o hábito de caminhar – A caminhada diária não exige alto preparo físico, grandes deslocamentos ou equipamentos, por isso é considerada ótima opção para quem quer sair do sedentarismo e criar o hábito de se exercitar. Apenas 30 minutos de caminhada diária fortalece ossos e músculos, controla o peso, reduz a ansiedade e o estresse e melhora a disposição.