Que tal enriquecer a cultura visitando alguns dos incríveis museus espalhados pelo Brasil? Confira:
MASP – São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, também conhecido como MASP, é um dos mais importantes do país. Foi fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand e conta tanto com um acervo fixo de obras de vários séculos e nacionalidades como com exposições rotativas. Além delas, também acontecem palestras, seminários e oficinas. Este ano as exposições giram em torno das histórias afroatlânticas. O museu fica na Avenida Paulista, de fácil acesso de carro ou de metrô.
MAC Niterói – Niterói
Oscar Niemeyer foi o arquiteto responsável pelo projeto do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, inaugurado em 1996 e inspirado em um disco voador, à beira da Baía de Guanabara. Além de seu acervo fixo, o museu busca estimular práticas experimentais em arte, ciência e educação, a fim de aliar tradição e modernidade.
Instituto Ricardo Brennand – Recife (foto)
Localizado no bairro da Várzea, o prédio que abriga o Instituto Ricardo Brennand é inspirado em castelos medievais europeus e circundado por uma grande área de mata atlântica preservada. O instituto reúne um amplo acervo artístico e histórico, com armaduras, armas e outros objetos originais da Europa medieval e da Ásia. O museu também realiza exposições temporárias e eventos de muitos tipos.
Pinacoteca do Estado – São Paulo
Localizado no centro da cidade, o prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo foi projetado no final do século XIX e construído com tijolos ingleses. Fica ao lado do Parque da Luz, é o museu mais antigo da cidade e abriga quase 10 mil obras, com foco em artistas brasileiros. No térreo, conta hoje com o Memorial da Resistência de São Paulo, dedicado a preservar a memória da resistência à ditadura militar.
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
O Museu Oscar Niemeyer é uma instituição cultural de Curitiba dedicada a exposições de artes visuais, arquitetura e design. Seu projeto foi realizado pelo renomado arquiteto brasileiro que lhe deu nome. Possui mais de 17 mil m² de área expositiva, considerada uma das maiores da América Latina.
Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre
Criada em 1995, a Fundação Iberê Camargo tem o objetivo de preservar e estimular reflexões sobre a obra do artista brasileiro que lhe dá o nome. Lá são realizados programas públicos com o objetivo de fomentar a cultura, a reflexão e a produção artística.