Cinema

3º Santos Film Fest inicia terça com mais de 90 produções

27/08/2018
3º Santos Film Fest inicia terça com mais de 90 produções | Jornal da Orla

Sob o tema “Qual Mundo Desejamos?”, o 3º Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos será realizado entre terça-feira (28) e 5 setembro com mais de 90 produções de 14 cidades e nove estados brasileiros, além de oito filmes de outros países. Toda a programação tem entrada franca.

 

Esta edição do festival busca reflexão em torno de questões como inclusão, tolerância, diversidade e respeito às diferenças. O debate tem como base os 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU e a compreensão da importância do cinema como espaço para troca de ideias.

 

A programação, que pode ser acessada aqui, ocorre em espaços como o Cine Roxy, Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho, Cine ZN – Sala Toninho Dantas, Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), Cinemateca de Santos, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Universidade São Judas, Estação da Cidadania, Instituto Arte no Dique e Sesc-Santos, entre outros.

 

Homenagens e destaques do 3º Santos Film Fest

A programação gratuita tem início na terça-feira, às 20h30, no Cine Roxy 5 (Avenida Ana Costa, 443, no Gonzaga), com homenagem a Rubens Ewald Filho, que recebe o troféu Luciano Quirino das mãos do próprio ator santista. Na ocasião, também será exibido o curta-metragem Eu Preciso Destas Palavras Escritas, sobre o artista plástico Artur Bispo do Rosário. Estrelado por Quirino, tem direção de Milena Manfredini e Raquel Fernandes. A noite do 3º Santos Film Fest será encerrada com intervenção artística do projeto Santo de Casa.

 

Já na quarta (29), às 17h, será inaugurada no Shopping Pátio Iporanga (Avenida Ana Costa, 465, no Gonzaga) a exposição Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema, com acervo pessoal do crítico. Mais tarde, às 20h, Rubens e Quirino participam do bate-papo Santistas do Mundo, no auditório da Universidade São Judas – Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, na Vila Mathias), com mediação do crítico de cinema Waldemar Lopes.

 

Outro destaque é a também homenageada Eliane Caffé. A cineasta estará presente na tarde de 3 de setembro, quando apresenta o longa-metragem que mescla documentário com ficção, Era o Hotel Cambridge. Além disso, recebe o troféu Ondina Clais das mãos da atriz que dá nome ao prêmio.

 

Mais informações sobre a programação do 3º Santos Film Fest no Facebook.