Sem medo do barulho!
Se para os humanos, a Copa do Mundo é um momento de celebração, para os animais de estimação pode ser muito estressante! Isso porque os variados estímulos sonoros, como fogos de artifício, cornetas, buzinas e gritos, podem assustá-los e estressá-los. Além de redobrar a atenção às portas e janelas para evitar possíveis fugas, outros cuidados são importantes para diminuir o estranhamento do pet a essas situações:
– Mantenha o local de repouso do animal no lugar habitual, para que ele possa se abrigar caso se assuste com os barulhos;
– Se o seu pet tiver histórico de reações negativas a fogos de artifício, peça a compreensão da família e amigos quanto ao uso de cornetas e vuvuzelas;
– Não tente segurar o animal caso ele se assuste com algum barulho.
– Se o seu cachorro responder aos barulhos com latidos, não o repreenda.
Adereços na medida certa
Quem não gosta de enfeitar o pet para celebrar a Copa do Mundo? Lacinhos, bandanas, camiseta, bonés… Existem vários adereços específicos para animais de estimação nas cores da Seleção Brasileira. Procure usar produtos que não causem incomodo ou machuquem seu amigo.
Tenha atenção às fitas, bandanas e acessórios plásticos que possam enroscar, causar ferimentos, sufocar ou ser engolido pelo animal. A supervisão é importante!
Sobre tinturas de pelo, utilize apenas as desenvolvidas para os pets. Antes, faça um teste com um pouco de tinta em uma pequena área, diretamente na pele e observe se não causa nenhum tipo de reação alérgica.
Snacks proibidos
Amendoim, salgadinho, batatinhas, entre outros snacks para humanos não devem ser oferecidos para o animal. Estes alimentos estão carregados, muitas vezes, de gordura e outras substâncias que podem causar distúrbios digestivos graves.
Se for muito necessário, ofereça específicos para pets, de forma moderada. Bebida alcóolica nem pensar! O álcool é extremamente nocivo e pode causar intoxicações graves.