Em comemoração ao Dia da Visibilidade Travesti e Transexual, na terça-feira (30) serão exibidos os curtas metragens "Nome Provisório" e "Translúcidos", a partir das 19h, no Teatro Municipal (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).
O evento contará com a participação dos diretores dos filmes e da atriz transexual Sabrina Huss. Após a exibição, haverá roda de conversa entre os participantes e convidados. Uma intérprete de Libras estará presente durante toda a programação.
A ação, que é aberta ao público, foi organizada pela Comissão Municipal de Diversidade Sexual, em parceria com o Projeto ONG Tamtam.
Os filmes
Nome Provisório, que foi dirigido e roteirizado por Bruno Arrivabene e Victor Allencar, narra a breve passagem na qual Renata (Glamour Garcia), em meio à espera de sua amiga em um restaurante, se depara com uma família em festa pela gravidez de Márcia e seu marido. A descoberta do sexo do bebê traz à tona uma importante reflexão. A trama retrata a expectativa familiar sobre um individuo e suas consequências. A produção foi realizada em Santos.
Já o curta Translúcidos narra a vida de pacientes presos em uma clínica de tratamento de disforia de gênero. Transgêneros vivem à base de medicamentos e técnicas de aversão, fazendo um claro comentário sobre a presença de transgeneridade na Classificação Internacional de Doenças (CID).