Luxo e sofisticação são as principais características do couro na decoração. Resistente e marcante, este material pode aparecer em ambientes rústicos e modernos, sendo considerado como o clássico que nunca sai de moda. Separamos dicas de utilização e os principais cuidados para que você tenha seu móvel ou peça de couro conservado sempre:
Para qualquer temperatura
Existe um mito de que o estofado de couro esquenta muito e, portanto, pode ser usado apenas em ambientes frios ou durante o inverno. Mas isso não é verdade! O couro natural se adapta à temperatura ambiente, assim como a nossa pele.
Apesar disso, o sol é o maior inimigo do material. Exposto diariamente a luz solar, ele envelhece precocemente, resseca e cria rachaduras.
Limpeza
A limpeza do couro é simples: apenas um pano branco, limpo e seco é suficiente. Se precisar, utilize um pano úmido bem torcido com sabão neutro, sem molhar o couro. Em seguida, enxugue com um pano seco. Existem produtos específicos para a limpeza de couro, que são ótimas opções.
Em sofás, poltronas e objetos utilize hidratantes desenvolvidos especialmente para couro, que podem ser usados a cada seis meses ou um ano, dependendo do produto.
Desconfie do preço
Os sofás de couro costumam ser mais caros. Se você encontrar algum modelo barato, desconfie e confira na loja se ele não é um sofá de courino, de couro sintético ou ecológico, por exemplo. Esses tipos não são de couro legítimo e, por isso, costumam ter durabilidade menor, embora ofereçam praticamente o mesmo efeito sofisticado na decoração do ambiente.
Cuidados extras
– Nunca puxe o estofado pela costura ou pelas almofadas;
– Se cair algum liquido no sofá, seque o mais rápido possível para evitar manchas;
– Não use hidratantes comuns, como graxa e glicerina. Evite, também, o uso de polidores, vaselinas, silicone, óleos, sabões e produtos a base de solventes, que podem danificar e alterar o brilho, o toque, a cor, o cheiro e a resistência originais do couro.