Puro, com leite, espresso, coado, gourmet, feito na casa da mãe. Não importa! Quando o cheirinho de café invade o ambiente é difícil resistir! Para homenagear esta bebida universal, entre os dias 7 e 9 deste mês acontece, no Centro Histórico, o 3º Festival Santos Café, que une cultura e gastronomia para envolver os santistas. Afinal, sempre vai ter alguém respondendo sim à pergunta que aquece o coração: "Aceita um cafezinho?".
De Santos para o mundo
Não é exagero dizer que o café é tão universal quanto as artes. A bebida, que possui inúmeras formas de ser preparada e servida no mundo, cumpre sempre a mesma função: aproximar as pessoas. Por Santos ter forte ligação com o café, o festival é muito aguardado pelos santistas a cada edição. “Essa relação da cidade com o grão se modificou graças às novas tecnologias, tanto para o fechamento dos negócios como para preparação do produto e embarque. Santos continua sendo o principal porto de embarque de café para exportação, responsável por 84% da movimentação do País. Portanto, o Festival Santos Café reforça a ligação centenária do café com a cidade, uma característica que apenas Santos possui”, diz o secretário de Turismo, Rafael Leal.
A programação deste ano é intensa: oficinas gastronômicas, apresentações musicais, degustações, feira de artesanato, passeios turísticos, exposições, entre outras atividades, vão ocupar espaços como a Praça Mauá, linha do bonde, Casa da Frontaria Azulejada, Estação do Valongo e o Museu Pelé.
A abertura oficial acontece no Museu do Café, na sexta-feira (7), às 18h, com a exposição “Sin café no hay mañana”, da fotógrafa Letícia Freire. São fotos que retratam os costumes, hábitos e o trabalho das comunidades hondurenhas, cuja identidade, assim como Santos, está fortemente ligada ao café. Durante o festival, o local vai oferecer degustações, visitação noturna, encontro com barista, espaço para as crianças, além de um curso para quem quiser aprender a preparar drinks com café, com a especialista no assunto Nina Rodrigues.
A diretora executiva do museu, Alessandra Almeida, lembra que o festival já faz parte do calendário oficial da cidade. “O café é fortemente relacionado ao desenvolvimento de Santos e do estado de São Paulo. Um festival com essa grandiosidade intensifica essa relação e enaltece a Cidade como ponto de referência na trajetória do café, conciliando com a missão do Museu do Café de preservar e disseminar essa história”, explica.
Da xícara às telas
Café e cerveja combinam? Esta é a proposta do Coffee Beer Experience, novidade desta edição, que une as duas paixões nacionais, propondo uma degustação de cervejas artesanais que levam café em suas composições. A bordo do Bonde Arte será possível provar a inusitada combinação harmonizada com quitutes como brigadeiro de café e pão de bagaço de malte. Para os amantes de cafés especiais, a Estação do Valongo e a Frontaria Azulejada realizam degustações durante os três dias de programação, com curadoria da Revista Espresso e da Café Editora.
E, já que café combina com quase tudo, no Museu Pelé, a bebida sai das xícaras para estrelar as telas de cinema. A Mostra Santista de Curtas Cidades Criativas exibe curtas-metragens produzidos por cineastas profissionais e amadores, que têm o café como tema central.
Gastronomia em alta
Os amantes da boa mesa terão à disposição 10 restaurantes, que vão abrir as portas durante todo o festival, oferecendo, além de seus tradicionais pratos, receitas exclusivas à base de café. São eles: Barbosinha, Bodegaia, Casa Valongo, Downtown, Estação Bistrô Restaurante-Escola, Hotel Ibis Valongo, Largo do Café, Milani Di Lui, Porto Brasil e Tasca do Porto.
Para quem quer se aprofundar nas técnicas da arte culinária, o festival terá oficinas gastronômicas, com os chefs Júnior Monteiro, Maísa Campos, Andrea Assorey, Margot Lambert e Eudes Assis. Torta de mousse de café, filé mignon suíno com molho de café, Tiramissu e Café Turbo, tainha defumada com grãos de café são as delícias preparadas durante os encontros. As inscrições podem ser feitas por e-mail: [email protected]. São 80 vagas para cada oficina.
Café com música e saudade
Além de aroma, o Santos Café tem trilha sonora! Samba, choro, MPB, Jazz, Blues, serenata e o batuque dos músicos da Banda Querô fazem parte da programação musical, que tem seu ponto alto logo na sexta-feira, com show gratuito do cantor Peninha, às 20h, na Rua XV de Novembro.
Para relembrar o final do séc. XIX, quando a Rua XV chegou a ser considerada a Wall Street brasileira por ser o mais importante centro comercial cafeeiro do país, um charmoso passeio ciclístico, com bicicletas e participantes trajados com figurinos de época, vai percorrer as ruas da cidade, com saída da Ponta da Praia até o Centro Histórico.
Serviço:
Museu do Café – Rua XV de Novembro, 98. Tel: 3213-1750.
Museu Pelé – Largo Marques de Monte Alegre, s/nº, Valongo
Casa da Frontaria Azulejada – Rua do Comércio, 92.
Estação Valongo – Largo Marques de Monte Alegre, s/nº, Valongo
Coffe Beer Experience no Bonde Arte – Tel: 99771-9825.
Pedal Retrô – Saída da Bicicletaria American Ciclo (Av. Almirante Saldanha da Gama, 198)