Roteiros Nacionais

Bons motivos para passear em Minas

18/03/2017
Bons motivos para passear em Minas | Jornal da Orla
Minas Gerais não tem mar, mas em compensação tem belas cachoeiras, rios, saborosa gastronomia e uma riquíssima história preservada em diversos patrimônios desde a época colonial. O estado possui natureza exuberante e é repleto de destinos encantadores, com pequenas cidades que parecem paradas no tempo. Confira cinco lugares que não podem ficar de fora em uma visita a Minas:

Diamantina – O casario colonial dá um toque charmoso às ruas da cidade do interior de Minas Gerais. Lá, as casas do Muxarabiê, da Glória e de Chica da Silva são o centro das atenções. Mas o Museu do Diamante, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Mercado Municipal também valem a visita. Além do rico centro histórico, Diamantina foi um dos principais polos de extração de pedras preciosas do país. Para completar, o local possui uma vasta variedade de atividades ao ar livre e ainda foi berço do ex-presidente da República: Juscelino Kubitschek.

Ouro Preto

A antiga Vila Rica, palco da Inconfidência Mineira, é hoje uma das mais famosas cidades históricas mineiras, com um público universitário e um dos carnavais mais badalados do país. Suas ruas de paralelepípedo são repletas de construções que remetem ao período colonial e encantam os turistas com sua arquitetura barroca. Destaque para a Igreja São Francisco de Assis, esculpida pelo famoso Aleijadinho.
 
Tiradentes – Ao pisar em Tiradentes, a sensação é de ter feito uma viagem no tempo. O destino é o lugar perfeito para quem curte turismo histórico. Os detalhes da arquitetura colonial que formam verdadeiros tesouros barrocos são uma atração à parte. Quem visita Tiradentes não pode deixar de conhecer a praça do Largo das Forras, as fontes do Chafariz de São José, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Matriz de Santo Antônio e o Museu Padre Toledo.
 
São Lourenço – Desde o século 19, já existiam registros sobre a existência de água mineral na região. E foi após a descoberta de uma nascente de água gasosa e cristalina que construíram o balneário. Em estilo colonial, a atração ganhou fama por ter sido frequentada pelos políticos brasileiros Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck. Outro programa que não pode ficar de fora da sua viagem é um passeio de Maria-Fumaça às margens do Rio Verde e uma visita a Igreja Matriz para apreciar sua bela arquitetura barroca que homenageia São Francisco de Assis.

São Thomé das Letras – A cidade uniu história mística às belezas naturais e se tornou um dos destinos mineiros mais concorridos. Além de contar com inúmeras trilhas e cachoeiras, a cidade é considerada um dos sete pontos magnéticos da Terra e conta com construções antigas riquíssimas, como as igrejas Matriz e da Pedra. É por essas e outras razões que São Thomé recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.