A sinuosa estrada da Serra do Rio do Rastro, de curvas muito fechadas e vistas incríveis, é uma das atrações da região que abriga cidades famosas pelo clima frio, como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema, em Santa Catarina, perto da divisa com o Rio Grande do Sul. a região costuma atrair muitos turistas principalmente no inverno, quando campos, vinhedos, pomares de maçãs e matas de araucárias são cobertos por geadas e até mesmo neve. No verão, a vegetação é bem mais verde, os canteiros se enchem de hortênsias e as parreiras, principalmente em torno do mês de março, ficam repletas de uvas.
As curvas da estrada – São 284 curvas em 15 km que ligam a cidade de Lauro Muller, no pé da serra, ao município de Bom Jardim da Serra, a uma altitude de quase 1.500m. A estrada é reconhecida como uma das mais impressionantes do mundo e as surpresas no cenário se renovam a cada subida. Em alguns pontos, há mirantes onde é possível estacionar o carro e tirar fotos. De dia, o desenho sinuoso da rodovia se destaca em meio ao verde das montanhas. Já à noite, a serra ilumina-se e ganha uma atmosfera mágica.
Pão e vinho – As vinícolas de São Joaquim produzem os chamados vinhos de altitude e de qualidade reconhecida, graças ao clima e ao terreno da Serra Catarinense que possibilitam o ambiente ideal para o cultivo. Vinícolas como a Monte Agudo, a Sanjo e a Villa Francioni estão abertas para visitação e organizam degustações de seus rótulos. Na culinária o destaque são pratos tropeiros, que levam em suas receitas ingredientes locais como frescal (tipo de carne da região), pinhão, truta e maçã, esta inclusive em pratos salgados.
Cânions, cachoeiras e araucárias – Há quase dez cânions na região da Serra do Rio do Rastro, sendo os principais o Cânion da Ronda, o Cânion das Laranjeiras e o Cânion do Funil. São fendas enormes formadas por milhões de anos de atividades vulcânicas e sísmicas, onde paredões rochosos misturam-se às araucárias e vegetação local.
Bom Jardim da Serra ostenta o título de Capital das Águas, graças aos rios que nascem por lá e às cachoeiras e cascatas, como o Salto do Rio Pelotas e o Salto do Passo Velho. A cidade de Urubici, conhecida como a mais fria do Brasil, também possui belas quedas d’água, como a Cascata Véu de Noiva e a Cachoeira do Avencal (foto), com 100 metros. No Morro do Avencal há ainda inscrições rupestres que datam de 4 mil anos atrás.
Na cidade de São Joaquim, ao longo de quase 50 mil hectares o Parque Nacional de São Joaquim preserva a grande riqueza natural da Serra Catarinense e pode ser visitado durante todo o ano. Na parte nordeste do parque fica o Morro da Igreja, com 1.822 metros, o ponto mais alto da serra. Lá há um mirante de onde é possível ter uma ótima vista da Pedra Furada, um dos cartões-postais de Bom Jardim da Serra.