Mundo Pet

Cães também sofrem de gengivite

02/03/2017
Cães também sofrem de gengivite | Jornal da Orla
Doenças periodontais, como a gengivite, acometem de 80 a 85% dos cães adultos e são as mais comuns nas clínicas veterinárias. Os donos devem estar atentos a qualquer sintoma e podem colaborar oferecendo alimentos específicos que auxiliam na boa saúde oral dos cães.

Sintomas
Entre os principais sintomas estão o mau hálito, a dificuldade de deglutição e a salivação excessiva.

Alimentos precisam estimular mastigação
Além do conteúdo nutricional, a textura, consistência e forma do alimento também são fundamentais para saúde oral dos cães. Segundo a médica veterinária, Barbara Benitez é preciso existir atrito entre o alimento e os dentes do animal para que ocorra a limpeza das superfícies dentárias.

Anorexia em cães
Anorexia é a perda ou ausência do apetite dos cães. Este sinal clínico pode ocorrer por diversos fatores, entre eles as doenças periodontais: “Se o cão está com gengivite, por exemplo, ele sentirá dor ao apreender, mastigar ou deglutir e, então, rejeitará o alimento”, explica a médica veterinária, Bárbara Benitez. A veterinária pontua ainda que os donos devem estar alertas às atitudes dos pets e dar importância a qualquer modificação de comportamento alimentar.