Baixada Santista

Mutirão contra a dengue será realizado neste sábado em Guarujá

12/01/2017Da Redação
Mutirão contra a dengue será realizado neste sábado em Guarujá | Jornal da Orla
O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, continua a todo vapor em Guarujá. Desde segunda-feira (9), agentes de controle de endemias e comunitários têm percorrido algumas regiões da Cidade para orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a proliferação do mosquito. O ápice será neste sábado (14), com a realização um grande mutirão pelos bairros Parque Enseada e Jardim Virgínia. 
 
Segundo a coordenadora de Controle da Dengue, Ana Lúcia Gama, o mutirão começa às 9 horas e contará com um grande número de pessoas trabalhando em prol da população. “O mutirão é a ação que contará com mais agentes trabalhando. Serão em torno de 70, divididos entre os comunitários e os de controle de endemias”, afirma Ana.
 
A expectativa é de vistoriar aproximadamente 1.000 casas desses dois bairros, eliminando focos de possíveis criadouros e levando orientação à população, por meio de material informativo. 
 
Antes dessa ação, stands em dois pontos da Cidade estarão disponibilizando informações sobre o combate ao Aedes aegypti: Sofitel Jequitimar (quinta-feira, às 11 horas) e Praia de Pitangueras (sexta-feira, também às 11h). 
 
Em complemento a esse trabalho, grupos de agentes estarão espalhados por vários bairros da Cidade no combate aos criadouros, identificados com credenciais e camisas do setor de controle de Dengue – sendo muito importante a entrada dessas pessoas nas residências para a eliminação dos focos. 
 
Orientações
Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se prolifera em depósitos de água parada. Estes acúmulos são frequentes nos quintais e até mesmo dentro das casas. Mais recentemente, doenças como chikungunya e zika foram associadas a este mosquito.
 
Os principais sintomas para a descoberta da doença são febre alta, acompanhada de dores de cabeça, musculares, nos olhos e articulações, fraqueza, exantema e coceira na pele. 
 
Por isso, é sempre bom que a população tome algumas precauções, principalmente nesta época do ano. Verificar os ralos dos banheiros e quintal e bandeja das geladeiras são algumas das medidas básicas que podem diminuir esse índice.