Um ano novo traz consigo novas ideias de cores, texturas e materiais que ficarão em evidência. São tendências que transformam os ambientes ou podem ser aplicadas em detalhes, conforme o gosto de cada um. Selecionamos as principais novidades em decór para 2017. Confira:
Cores
A cor eleita pelo Instituto Pantone para este ano é a Greenery, um amarelo-esverdeado que, segundo o Instituto, é um tom fresco e moderno, que remete à exuberância da vida ao ar livre. Este verde aberto pode ser aplicado desde pequenos elementos, como almofadas, poltronas, quadros, até em paredes, sofás, balcões de cozinha e cortinas. Greenery pode ser harmonizada com tons pastéis, neutros e metálicos.
Móveis
Os móveis rústicos terão destaque em 2017. Feitos de madeira restaurada ou de demolição, sem acabamento fino, eles podem ser incluídos na decoração em aparadores, mesas de centro e de jantar, armário da cozinha ou um banco na área externa. A ideia é que ele se torne uma peça de destaque no ambiente.
Revestimentos
A principal tendência para revestimentos é a inusitada cortiça. Além de oferecer estilo ao ambiente, ela é um material isolante que auxilia no conforto térmico e na acústica. Aposte na cortiça na parede do rack, atrás da televisão, como cabeceira, no quarto, ou mesmo no corredor ou hall de entrada, combinando com quadros e pôsteres. O resultado é um espaço leve e moderno. Os papéis de parede também seguem como favoritos, especialmente, os metalizados, que imprimem um ar sofisticado ao ambiente, assim como os tijolinhos aparentes e azulejos geométricos, que são tendência há algumas temporadas.
Estampas
As referências geométricas retornam em cortinas ou papel de parede em tons coloridos ou na combinação preto+branco+cinza. A mistura de estampas – listras, formas geométricas, poás, florais – também é tendência, tornando o ambiente mais alegre e descontraído.
Peças artesanais
Em uma época de crise, como a atual, as peças artesanais se tornam valiosas. Assim, o crochê, o bordado e o tricô vão aparecer em pufes, almofadas e mantas. Argila e madeira dão forma às esculturas, que acompanham os móveis rústicos já citados. Tapeçaria, entre outros objetos feitos à mão, estarão em alta.
Deixe um comentário