Roteiros Nacionais

Percorra as Rotas do Dragão em Guarujá

24/12/2016
Percorra as Rotas do Dragão em Guarujá | Jornal da Orla
Visto de cima, o contorno dos limites da cidade de Guarujá se assemelha à forma de um dragão, animal que, na mitologia chinesa, é o guardião de tesouros. Aproveitando esta imagem, a Prefeitura de Guarujá elaborou 10 roteiros turísiticos, que permitem conhecer as belezas e particularidades da cidade, que incluem praias exuberantes (algumas delas um tanto ocultas e preservadas), áreas com rica flora e fauna típicas de Mata Atlântica, patrimônios históricos e culturais.
 
As Rotas do Dragão têm duração de 3 a 9 horas, estão divididas em níveis de dificuldade baixo, moderado e alto, percorrem da cabeça ao rabo do dragão e apresentam a todos os viajantes mais motivos para que desfrutem Guarujá o ano todo.
A Secretaria de Turismo de Guarujá recomenda que as rotas sejam realizadas com o acompanhamento de um Guia de Turismo credenciado pela Embratur. Nos roteiros “Ruínas Caiçaras”, “Branca e Preta” e “Cachoeira do Camburizinho”,  é obrigatória a presença de um monitor local de ecoturismo.
 
Em todos os passeios, recomenda-se usar roupas leves e confortáveis e não esquecer óculos de sol, protetor solar, repelente e câmera.
 
Mais informações no Posto de Informações Turísticas (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 723, Praia das Pitangueiras. Telefone: 3305-6119.

Rota Cachoeira do Camburizinho

Tem início próximo à balsa Guarujá-Bertioga e é também conhecida por muitos como Trilha Alta. Por apresentar um nível de dificuldade alto e uma longa duração, não é indicada para crianças, pessoas com dificuldades de locomoção ou que não estejam acostumadas a longas caminhadas. Mas todo o esforço é logo recompensado. Ao longo do percurso, milhares de espécies de plantas e animais podem ser observados bem de perto, numa interação com a natureza. Do seu ponto mais alto, avista-se a bela ilha junto à Praia Branca (ao lado), que, assim como a Praia do Tombo, é considerada um paraíso dos surfistas e o portal para se chegar à Cachoeira do Camburizinho, um cenário secreto à espera dos mais aventureiros.

Rota Branca e Preta

Leva a quatro paraísos rústicos e, ao mesmo tempo, charmosíssimos de Guarujá: Trilha da Praia Branca, Praia Branca, Praia Preta e Praia de Camburi. É um passeio realizado inicialmente por caminho suave e com calçamento de pedras, oferecendo interação com a Mata Atlântica. A Praia Branca é uma vila de pescadores onde o mar e o açaí são dois dos elementos mais procurados pelos surfistas, que fizeram do local a sua morada, e que seguem, desta vez, por um caminho desafiador até a Praia Preta e Praia de Camburi, para buscar cenários ainda mais encantadores e ondas fascinantes.

Rota Caminhos do Conde
Visita a uma trilha dentro de uma reserva particular de patrimônio natural, administrada pelo Instituto Litoral Verde e situada no Km 14,5 da estrada Guarujá-Bertioga, na Serra do Guararu. O local fica em meio a um sítio arqueológico, é uma trilha ecológica deslumbrante e rodeada pela colorida Mata Atlântica. Para os aventureiros, é possível praticar esportes radicais como rapel e tirolesa, tudo com segurança e muita emoção. É um espaço para o lazer de toda a família que poderá desfrutar das piscinas com cascatas naturais disponíveis para todos os visitantes. Além da Trilha do Conde, o local também possui outras trilhas com dificuldades leve, média e moderada, inclusive uma trilha para crianças acima de seis anos. Entrada cobrada. Requer agendamento prévio. Informações: 3305-1512.

Rota Ruínas Caiçaras

Tem início próximo à balsa Guarujá-Bertioga, leva às ruínas da Armação das Baleias, localizada à margem do canal de Bertioga, um importante marco econômico nos séculos XVIII e XIX, onde se extraía o óleo dos mamíferos para iluminação pública, construção civil e outros. Além disso, permite a visita às ruínas da Ermida de Santo Antônio de Guaibê, uma capela do século XVI construída a partir de pedra e óleo de baleia e onde Padre José de Anchieta pregava, ao som das vozes dos índios tupiniquins. O Passeio ainda inclui a Praia Branca, berço do surf e de areia branca; a Praia do Mar Casado, cenário de um fenômeno das águas; e os fabulosos pratos à base de frutos do mar dos restaurantes da Praia do Perequê.

Rota Águas Iluminadas
Leva os visitantes a um passeio por uma das praias mais deslumbrantes de Guarujá, a Praia do Tombo, paraíso dos surfistas e que foi certificada pela Foundation for Environmental Education pela excelente qualidade de suas águas e costa, educação e informação ambiental, segurança e infraestrutura aos banhistas. O passeio continua pela extensa Praia da Enseada, onde os esportes náuticos são mais vibrantes e, em seguida, a sofisticada Praia do Pernambuco, próxima à Ilha dos Arvoredos. O almoço, à base de frutos do mar, acontece em um dos restaurantes da Praia do Perequê, numa paisagem rústica e sensacional.

Rota Paraíso Sustentável

Permite observar a Ilha dos Arvoredos a partir da Praia de Pernambuco, localizada a 1,6 km da costa. É um espaço espetacular com 37 mil km² que foi cedido pelo Serviço de Patrimônio da União, em 1950, ao engenheiro Fernando Eduardo Lee, que a chamava carinhosamente de Ilha Encantada. Fascinado com o local, ele a transformou em palco de pesquisas científicas e em um ambiente autossustentável, com sistemas coletores de água da chuva, sistemas eólico e solar, entre outros. Com várias obras de engenharia, o destaque é um enorme pássaro Fênix (símbolo da eternidade) que serve de travamento do guindaste com um cesto que iça os visitantes (estudiosos, pesquisadores e cientistas) pelo único acesso à ilha.

Rota Bandeira Azul
Visita ao último forte construído no Brasil, o Forte dos Andradas, cravado nas pedras para resistir aos ataques do mar e do céu. Passagem também pela Praia do Tombo, lar de surfistas, e que recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, a Bandeira Azul, certificação dada pela Foundation for Environmental Education pela qualidade das águas e costa, educação e informação ambiental, segurança e infraestrutura aos banhistas. A praia ainda poderá ser vista de um lugar privilegiado, o Mirante do Morro da Caixa D’água, localizado entre a Praia da Bandeira Azul e a Praia das Astúrias. A visita ao Forte dos Andradas é gratuita, mas requer agendamento prévio, pelos telefones 3354-2888 e 3354-2889 

Rota Paraíso das Compras
É um passeio pelo Comércio Popular de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, que muito lembra a famosa Rua 25 de Março, em São Paulo, pela sua infinidade de lojas, produtos e culturas, tudo em um só lugar. O local é uma excelente opção de compras para todos os gostos e a preços baixos. Já na Praia da Enseada, os visitantes poderão conferir as novidades do Shopping Russi, no estilo praieiro de Guarujá. Na Praia das Astúrias e na Praia das Pitangueiras também se concentram opções de presentes baratíssimos, industrializados e artesanais, feitos pelas mãos dos artesãos que expõem seus trabalhos nas Feiras de Artesanato das Astúrias, das Pitangueiras e da Praça das Bandeiras. O roteiro ainda passa pelo Ginásio do Guaibê, Praça 14 Bis, Edifício Sobre as Ondas, Pavilhão da Maria Fumaça e a Prefeitura e outros.

Rota Barra Grande

Uma viagem até o ano de 1584, quando a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi construída por espanhóis para evitar o ataque de piratas. Situada em frente ao estuário de Santos, é um passeio empolgante, repleto de história e belezas naturais. Visita também a Praia do Tombo, paraíso dos surfistas e que, certificada pela Foundation for Environmental Education, recebeu o título de Bandeira Azul, em razão da qualidade de suas águas e costa, educação e informação ambiental, segurança e infraestrutura aos banhistas. O roteiro inclui ainda uma visita ao Mirante do Morro do Maluf, localizado ao final da Praia das Pitangueiras, e com vista para a Praia da Enseada, procurado por praticantes de voo livre e de rapel, com encostas com mais de 50 metros de altura.

Rota Águas da Enseada

O maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, com aproximadamente 1,5 milhão de litros d’água, colocará você em contato com tubarões, pinguins, peixes de água doce e salgada, tartarugas, lagartos, cobras, jacarés e mais de 200 outras espécies. São mais de 8 mil animais em exposição, divididos em 49 recintos de água salgada, doce, aquaterrários e terrários, com representações de vários habitats marinhos e terrestres em tanques temáticos, de contato e espaços ao ar livre. E, aos mais corajosos, permitirá mergulhar durante 30 minutos com arraias e tubarões em um tanque de 800 mil litros de água salgada. O Acqua Mundo é um verdadeiro complexo de entretenimento com praça de alimentação (choperia, sorveteria e confeitaria), loja temática e estacionamento.  Informações: 3398-3000.