Norte
Longe do mar, o interior do Brasil tem muitas opções para o turista relaxar nas águas dos rios, cachoeiras, parques nacionais e balneários tão badalados quanto os destinos do litoral. Alter do Chão (foto), em Santarém (Pará), oferece praias de areias brancas e águas transparentes do Rio Tapajós, além de cruzeiros fluviais e atividades de vivência na floresta. A cultura local, o artesanato e a comida típica paraense são aliados do turismo para tornar a experiência do visitante ainda mais prazerosa. As ilhas do Algodoal e de Marajó, no litoral paraense, também estão entre os destinos de verão do Norte do Brasil, assim como os rios Tocantins e Araguaia.
No coração do Brasil, as chapadas dos Guimarães, em Mato Grosso, e dos Veadeiros (foto) , em Goiás, oferecem natureza e aventura que tornam as férias de verão ainda mais atraentes. Corumbá (MS) e Cáceres (MT) são as opções preferidas do Pantanal. Caldas Novas (GO) está entre os balneários mais visitados da estação com dezenas de parques aquáticos e resorts de águas termais. Destinos históricos como as cidades goianas de Pirenópolis e Cidade de Goiás, antiga capital do estado que é Patrimônio da Humanidade, oferecem banhos refrescantes em seus rios e cachoeiras.
Além da ensolarada Natal, capital do Rio Grande do Norte, Maracajaú, Pipa, Galinhos e São Miguel do Gostoso estão entre as praias mais visitadas no estado potiguar. Na Rota 101 Nordeste é possível percorrer ainda outros destinos de desejo como João Pessoa, Recife e Maceió, ícones do turismo de sol e mar. O turista ainda pode buscar refresco na costa de Sergipe ou no Cânion do São Francisco. A Bahia tem 800 quilômetros de praias e concentra muitos destinos badalados do verão, entre eles a Praia do Forte, Morro de São Paulo e Porto Seguro. A Chapada Diamantina, na Bahia, é outra boa opção para quem gosta de aventuras, com trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions. Quem busca um roteiro de sonhos, encontra Canoa Quebrada e Jericoacoara, ambas no Ceará, ou, ainda, os Lençóis Maranhenses (à direita) e o lindo visual da Chapada das Mesas, também no Maranhão.
O litoral paulista, de Sul a Norte, é a principal atração de verão no Estado de São Paulo, com praias urbanas e outras rústicas e quase desertas, com trilhas e até cachoeiras. Já no Rio de Janeiro, Paraty é um destino de férias com praias, muita história e natureza exuberante. Na região dos lagos, Búzios e Cabo Frio (ao lado) estão entre as favoritas. No Espírito Santo, a praia de Guarapari atrai turistas com suas mais de 30 praias, muita natureza e badalação. No verão de Minas Gerais, todas as regiões oferecem roteiros históricos, naturais, culturais e gastronômicos variados. Em Brumadinho, o Instituto Inhotim é a atração principal, com obras de arte dividindo espaço com a flora e fauna da Mata Atlântica e do Cerrado, em uma área de 140 hectares.
Com mais de 100 praias, Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é o principal destino de verão do Sul e o preferido dos argentinos de férias pelo Brasil. Balneário Camboriú é outra praia badalada dos catarinenses. Já no Paraná, é a Ilha do Mel que atrai veranistas em busca de praia e sol. Na tríplice fronteira, Foz do Iguaçu divide com a Argentina e o Paraguai dois atrativos nacionais imperdíveis: as Cataratas do Iguaçu (ao lado) e Itaipu. Nas Serras Gaúchas, onde o clima é mais ameno para a estação, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul concentram alguns dos principais atrativos da região. O Cânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul, é outro destino interessante e menos calorento.