Na hora de construir, reformar ou decorar, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional deve ser chamado para essas tarefas. Engenheiro, arquiteto, designer de interiores, cada um tem uma função específica no seu projeto. Além disso, eles podem contratar outros profissionais para integrar a equipe. Confira:
Arquiteto
Se a sua intenção é construir ou modificar uma estrutura, como derrubar ou fechar paredes, incluir um telhado em uma área aberta ou uma banheira no lavabo, o ideal é contratar um arquiteto. Ele é o profissional responsável pelo projeto e por supervisionar a obra.
Engenheiro
Para quem deseja fazer reformas mais complexas, que envolvam a estrutura da casa, é necessário contratar um engenheiro. Ele executa os cálculos necessários para criar ou manter o imóvel em segurança e cria ou altera os projetos elétrico e hidráulico de acordo com o proposto pelo arquiteto.
Designer de interiores
Este é o profissional que executa o projeto do arquiteto ou auxilia no processo de decoração, no caso de imóveis já prontos. O designer de interiores trabalha junto ao cliente, levando em consideração as atividades exercidas em cada ambiente, as necessidades especiais, desejos e gostos pessoais dos moradores. É ele quem especifica o mobiliário, cores, onde serão instalados os pontos de iluminação, peças elétricas e hidráulicas, gesso, revestimentos.
Paisagista
Se a área permitir um belo jardim, não hesite em contratar os serviços de um paisagista, que dará orientações não apenas sobre as plantas, como também sobre iluminação externa.
Lighting designer
Este é o profissional que executa o projeto de iluminação dos ambientes, trabalhando em conjunto com o arquiteto e o designer de interiores. É ele que determina o uso e efeitos da luz nos ambientes internos/externos.
Desenhista projetista
Fundamental para todo o processo de construção, o desenhista projetista desenvolve e elabora plantas de arquitetura, esquemas de sistemas elétricos e diagramas de construção. Ele trabalha ao lado de arquitetos, designers e engenheiros, lançando mão de programas específicos de computador.
Deixe um comentário