Shiatsu, Reflexologia, Thai Massage. As terapias alternativas não prometem a cura dos problemas, mas são uma santa ajuda para quem sente dores musculares, articulares, e até mesmo, sofre de doenças como bruxismo e depressão. Cada terapia tem uma função específica para auxiliar os tratamentos convencionais. As especialistas da clínica Fisio Mass, no Gonzaga, em Santos, Silmara Aquino e Grace Desconzi, explicam os benefícios das principais e mais procuradas técnicas.
Foco nos atletas
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as terapias alternativas se tornaram foco por serem usadas por vários atletas. Quem não se lembra das manchas arredondadas no corpo do nadador norte-americano Michael Felps? Trata-se da Ventosa Terapia que, segundo Silmara, são vácuos que fazem pressão para aliviar dores locais e soltam a musculatura. “O único inconveniente desta técnica são as marcas que ficam no corpo”. Outras terapias indicadas para quem pratica esportes são o Shiatsu (massagem vigorosa que, assim como a Ventosa, solta a musculatura) e a Reflexologia Esportiva, que tem o foco nos membros inferiores, sendo indicada para quem corre.
Thai Massage é a tendência
Como a maioria das terapias são milenares, quase nada é novidade neste segmento. Porém, adaptadas, as técnicas se tornam tendências pelo mundo. “A Thai Massage é a técnica do momento”, diz Silmara. “Feita com o paciente deitado no chão, ela mistura massagem e movimentos da yoga, sem o uso de cremes ou óleos. É indicada para quem tem encurtamento muscular e trabalha articulação e alongamento. Cada sessão de Thai Massage dura de 30 minutos a 2h30”.
Faixas pelo corpo
Quem sente dores e prefere uma terapia cuja ação seja contínua, explica Grace, pode adotar a Bandagem Elástica. “São faixas colocadas na região do corpo onde há dor, edemas ou inchaço. Elas fazem uma espécie de tração, ‘abrindo’ um espaço na pele para oxigenar o músculo. Também servem para corrigir a postura”.
Massagem para ansiedade
Técnicas relaxantes, como a Reflexologia (que trabalha com a massagem em pontos de reflexos nos pés) e a Head Massage são ideais para quem tem problemas com ansiedade e depressão. Grace lembra que essas terapias não prometem a cura, mas auxiliam quem está passando por tratamento. “A técnica Head Massage, como o nome sugere, trabalha a região da cabeça, sendo indicada também para quem tem torcicolo. Há uma terapia específica para quem tem bruxismo, por exemplo. A Head Message ATM (Articulação Temporo Mandibular), que descongestiona a região o maxilar”.
Serviço: Fisio Mass – Shopping Parque Balneário (Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga – 2º Piso). Tel.: 3284-1774.
www.facebook/fisiomass.ta
Deixe um comentário