Santos

Programação do mês da Consciência Negra começa na quinta-feira em Santos

07/11/2016 Da Redação
Programação do mês da Consciência Negra começa na quinta-feira em Santos | Jornal da Orla
A cultura afro-brasileira será destacada neste mês para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. Uma programação especial montada pela Prefeitura de Santos e pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra será oferecida à população a partir de quinta-feira (10).
 
Os eventos comemorativos incluem exposições, sessões de cinema, homenagens, exibição de documentário, palestras, apresentações culturais e outros. O primeiro será a mesa de debate aberta ao público sobre o tema ‘Introdução à História da África e Cultural Afro-Brrasileira’, iniciativa da Secretaria de Educação e Museu do Café.
 
Cerimônia de entrega do Troféu Zumbi dos Palmares com homenagem para Instituto Querô, Hospital Oftalmológico Visão Laser, Editoria AT Revista, Instituto Elos, Lavanderia Comunitária 8 de Março, Comissão de Assuntos Antidiscriminatórios da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santos, Maria Lucia Cristina de Jesus Silva, Didi Gomes, Andréia dos Santos Silva, Rubens Gordinho e Luiz Carlos de Paula.
 
Programação:
 
Dia 10
15h – Mesa aberta ao público sobre Introdução à História da África e Cultura Afro-Brasileira – Local: Rua XV de Novembro, 95 (Museu de Café).
 
Dia 11
20h – Vernissage da exposição ‘Três Amigos e seus Olhares’, por João Mantovani, Paulo Vilar e Vitor Miranda. Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss – Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). Permanece até 14 de janeiro de 2017.
 
Dia 17
10h e 15h – Sessão de Cinema: ‘Uma História de Amor e Fúria’. Local: Cine ZN – Sala Toninho Dantas – Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt, Castelo). 
19h – Palestra ‘Atendimento às mulheres em situação de violência: uma questão de gênero e raça/cor na Saúde’, por Maria da Conceição – Local: Prefeitura (Praça Mauá s/n°, Centro) 
20h – Sessão de Cinema: ‘Branco Sai, Preto Fica’ – Cine ZN – Sala Toninho Dantas (Zona Noroeste)
 
Dia 18
19h – Entrega do Troféu Zumbi dos Palmares. Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Casa da Advocacia e Cidadania I (Praça José Bonifácio, 55, Centro)
 
Dia 19
16h – Documentário ‘Irmãos Rebouças: um trilhar de sucesso na Engenharia Nacional’. Local: Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340 – Vila Mathias)
 
Dia 20
11h – Solenidade cívica junto ao busto de Zumbi dos Palmares – Local: Praça Palmares (canal 4), Embaré 
11h – Projeto Leia Santos – Local: Praça Palmares (canal 4) 
14h às 18h – Apresentação cultural e atividades voltadas à cidadania, religiosidade e combate à intolerância religiosa. Local: Rua Otavio Correa, 64, Estuário.
21h – Sessão de Cinema: Branco Sai, Preto Fica – Local: Cine Arte (Posto 4 – orla da praia)
 
Dias 21 e 28
19h às 22h – Curso de Introdução aos Estudos da África (aberto à comunidade). Local: Estação da Cidadania.
 
Dia 24
20h – Sessão de Cinema: ‘Preciosa’ – Local: Miss.
 
Dia 25
19h – Palestra ‘Anemia Falciforme’, por Arimar Duarte Lisboa – Local: Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Casa da Advocacia e Cidadania I. 
20h – Sessão de Cinema: ‘O Grande Desafio’ – Local: Miss.
 
Dia 26
15h – Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos apresenta Chimamanda Ngozi Adichie. Local: Oficina Cultural Pagu – Cadeia Velha.