Dois dos maiores atrativos do turismo religioso em Minas Gerais – o Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Santuário do Caraça – integram o novo roteiro “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”. Elaborada pela Associação do Circuito Turístico do Ouro, a rota distribui um fluxo de visitantes de cerca de 300 mil pessoas ao ano por quatro cidades: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. O passeio conta com experiências que incluem fé, gastronomia e natureza.
O Santuário da Piedade fica a 16 km do município de Caeté, a 1.746 metros de altitude. O templo que abriga a Padroeira de Minas Gerais é ideal para quem busca tranquilidade e belezas naturais. Do alto é possível apreciar uma das mais belas vistas das montanhas de Minas Gerais. São 360 graus de panorama com a visão de nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
Já o Santuário do Caraça recebe, em média, 70 mil visitantes por ano. Com uma área equivalente a 11,2 mil campos de futebol, o local fica nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Lá o turista encontra trilhas para cachoeiras, tanques e piscinas naturais, antigas construções e grutas.