Datas Comemorativas

Porque brincar é necessário

08/10/2016
Porque brincar é necessário | Jornal da Orla
É correndo, pulando, entrando no mundo do faz de conta ao criar personagens e inventar histórias, que a criança desenvolve diversas habilidades que serão necessárias em seu futuro. É como a criança experimenta a vida. Ela aprende também normas de civilidade, como esperar a vez, cooperar, negociar, respeitar o outro e lidar com a frustração. E o mais incrível é que, enquanto faz isto, surgem novas conexões cerebrais. 
 
0 a 1 ano – O bebê precisa de itens que estimulem seus sentidos e contribuam para seu desenvolvimento motor. A partir de 4 meses pode manipular chocalhos, mordedores, bonecos de pano que ele pode apertar. Até os 5 meses, a criança se sente atraída pelos móbiles bem coloridos e com sons. Quando consegue ficar sentado, entre 6 e 8 meses, pega e examina os brinquedos com as mãos e suas formas, lados, cores, sons. Aos 9 meses, aperta os botões e adora provocar os barulhos dos brinquedos sonoros.
 
1 a 3 anos – Nessa fase, ela quer mexer em tudo. Quanto menor a criança, mais ela precisa de brinquedos que a façam se movimentar, como carrinhos de empurrar. É hora também da massinha de modelar, de pintar com as pontas dos dedos e de experimentar firmar o lápis de cera, desenvolvendo a coordenação motora fina e estimulando a criatividade. A criança trabalha a coordenação também treinando com peças de encaixar – de pano e espuma para os mais novos, e de plástico ou madeira para os mais velhos.
 
3 a 6 anos – Nessa fase ainda é importante ter brinquedos que exercitem a motricidade fina da criança. Os blocos de montar diminuem de tamanho e entram os kits de criatividade e outros itens com opções para montar e construir. Heróis, princesas e outras figuras invadem a imaginação. E os cenários completam a fantasia, como castelo, navio, casinha de boneca etc. Nesta fase, habilidades como estratégia e memória ficam ainda mais aguçadas e a criança, cheia de energia, é atraída por brinquedos em movimento, como carrinhos, motos, trens, aviões e bicicletas. 
 
A partir de 6 anos – Por entrar na fase de alfabetização e por entender mais a lógica por trás das decisões estratégicas, os jogos de competição passam a ser mais bem aproveitados pela criança. E se antes a criança tentava imitar a vida do adulto através da brincadeira, agora as bonecas e bonecos representam o que a criança quer ser quando se imagina adulta. A partir dos 4 anos, mover um brinquedo por controle remoto é um grande desafio.