Colorida, perfumada, aconchegante. É inegável que a Primavera, iniciada quinta-feira (22), é a mais bela das quatro estações do ano, mas nem por isso é inofensiva à saúde, principalmente em pessoas alérgicas. Esta época do ano, devido ao pólen que se desprende das flores, pode agravar problemas respiratórios e outras doenças. A atenção com as crianças deve ser redobrada por serem mais sensíveis.
Isto acontece porque, ao mesmo tempo em que as flores começam a embelezar a paisagem, uma verdadeira explosão de pólen toma conta do ambiente, principalmente em dias ensolarados e com vento. Quando pássaros, insetos e o vento carregam o pólen, pequenas partículas ficam espalhadas no ar, entram em contato com as mucosas e ativam o processo alérgico. O pólen é apenas um dos dispositivos da alergia respiratória. Ácaros e mofo também têm que ser controlados.
Doenças comuns da estação
Na Primavera crescem principalmente os casos de rinite alérgica com sintomas como coriza, espirro e coceira no nariz. Outra doença comum é a conjuntivite, caracterizada por coceira, desconforto e vermelhidão na área dos olhos. Para evitar que estes sintomas se agravem, é importante manter os ambientes limpos, arejados, fazer boa higienização nasal e procurar um especialista, caso os sintomas se agravem. Há tratamentos desde medicação até vacinas.
Dicas para proteger a saúde na Primavera:
Use sabão neutro para lavar roupas e lençóis;
Mantenha o quarto arejado e limpo;
Guarde brinquedos de pelúcia ou os envolva em plásticos transparentes;
Limpe a casa com pano úmido;
Tire os tapetes e carpetes da casa; se não for possível, limpe diariamente os cômodos que contenham esses itens;
Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros;
Mantenha sempre as mãos limpas, evitando contato com os olhos.
Deixe um comentário