Baixada Santista

OAB SP lança pesquisa de acessibilidade nas praias paulistas

23/09/2016Da Redação
A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil lançou uma pesquisa que será realizada em todo o litoral paulista e vai apontar o ranking de acessibilidade das praias. Elaborado na Secional e executado pelas Subseções do litoral sul (Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) e norte (Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba), o levantamento vai avaliar itens como estacionamento com vagas exclusivas para deficientes próximo das praias; existência de serviços de apoio às pessoas com mobilidade reduzida e disponibilidade de cadeira de rodas ‘anfíbia’; rampas de acesso e locais de banho e lava-pés com barras de apoio. 
 
As comissões das Subseções que lidam diretamente com a temática dos direitos da pessoa com deficiência serão as responsáveis pelas avaliações das condições de acessibilidade. A previsão é que os primeiros resultados sejam apresentados à Secional em 30 dias. A ideia é que a pesquisa seja renovada semestralmente para que os advogados e cidadãos possam contar com informações atualizadas sobre as praias. 
 
Para o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, o diagnóstico, além de informar as condições das praias para as pessoas com deficiência, valorizará o trabalho das prefeituras que se preocupam com a questão. “Será também um alerta para as administrações municipais que ainda não se atentaram para a importância da acessibilidade”, conclui.