Incentivar o uso de outros meios de descolamento (bicicleta, transporte coletivo ou mesmo a pé), no lugar do veículo particular, é o principal objetivo do Dia Mundial sem Carro, uma campanha de conscientização que acontece nesta quinta-feira (22), em várias cidades do planeta.
A ação busca estimular uma mudança de comportamento nas pessoas, informando os diversos benefícios que ela traz -entre eles, melhora no trânsito, na saúde das pessoas e na qualidade do ar.
Em Santos, não será realizada nenhuma ação específica, por conta das restrições impostas pela lei eleitoral, explica o diretor-presidente da CET, Antônio Carlos Gonçalves. “Ficamos amarrados”, declara.
Incentivo à bicicleta
Ele destaca, no entanto, uma série de medidas que vem sendo adotadas, para estimular que as pessoas deixem o carro em casa. Entre elas, melhorias no sistema de transporte coletivo, como ônibus com ar condicionado e internet wi-fi, e a instalação de equipamentos para estacionamento de bicicletas, os Para-Bikes.
“Os primeiros foram instalados no Gonzaga e estamos estudando outros locais, como o Boqueirão, próximo ao Super Centro”, revela.
Gonçalves destaca também a ampliação da malha cicloviária de Santos. “Inauguramos a do canal 5, a do canal 4 está prestes a ser entregue e as das avenidas Jovino de Melo e Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste, estão em construção”.
VLT vira palco para músicos de blues
Quem viajar no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) nesta quinta-feira (22), entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos, das 16h30 às 18h, será presenteado com clássicos do blues, tocados ao vivo pelos músicos Milton Castelli e Márcio Abdo. A ação comemora o Dia Mundial Sem Carro e o início da Primavera. É o primeiro evento do projeto Arte no VLT criado pela EMTU/SP, gestora do sistema.
Deixe um comentário